Descripción de la Exposición
No próximo 9 de setembro, a partir das 17h, inaugura no Museu de Portimão a exposição "Entre linhas de pescar e de tecer" da artista Conceição Abreu.
Com curadoria de Sofia Marçal do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa e produção da Ocupart, a exposição "Entre as linhas de pescar e de tecer" de Conceição Abreu foi idealizada com o propósito de criar um diálogo com a coleção etnográfica do Museu de Portimão, mas com uma perspetiva contemporânea. A artista apresenta uma seleção de trabalhos de várias tipologias e com várias técnicas; desenhos, esculturas, instalações e fotografias que vão ao encontro da temática do museu, onde as linhas de pescar e de tecer se encontram.
Esta exposição também reflete o percurso que Conceição Abreu tem vindo a fazer, na sua incessante procura da simplicidade do gesto, na pureza dos materiais utilizados na construção dos seus trabalhos e na subtileza e clareza do seu traço, do seu desenho. Como resultado esta exposição é quase uma exposição retrospetiva onde a leveza das obras expostas se enquadra numa narrativa poética expandida no tempo.
Conceição Abreu, (Sintra, 1961). Artista visual e investigadora. Vive e trabalha em Lisboa. Doutorada em Arte e Design (DAD) pela FBAUP (2018). Mestre em Arte Multimédia – Fotografia, pela FBAUL (2012). Licenciada em 2010 com Bacharelato em 1989 em Dança pela Escola Superior de Dança de Lisboa. Projeto Individual em Pintura (2000) e Estudos Completos de Pintura (1998) ambos da Escola Ar.Co. Expõe regularmente, desde 1999, em Portugal e no Estrangeiro. Foi representada pela Galeria Caroline Pagès de 2007 a 2019. Encontra-se representada em diversas coleções em Portugal, França, Polónia e Austrália, com destaque para a do Banco Espírito Santo, Lisboa, Portugal, a da Central Museum of Textiles, Lodz, Polónia, a da Bienal do Montijo, Portugal e a da Universidade de Lisboa, Portugal.
Organizada pelo Museu de Portimão, apoio curatorial e científico do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa e produção da Ocupart a exposição Entre linhas de pescar e de tecer poderá ser visitada até ao dia 29 de outubro de 2023, Terças das 14h30-18h00 de Quarta a Domingo (10h00-18h00), no Museu de Portimão, Rua D. Carlos I Zona Ribeirinha, 8500-607 Portimão.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España