Descripción de la Exposición
“Entre fios e entrelinhas: um olhar sobre Clarice”
A produção dos trabalhos que integram a exposição iniciou-se em março deste ano, juntamente com o começo da quarentena, período no qual se recomendava que as pessoas fossem produtivas, que utilizassem o tempo, em casa, para fazer algo prazeroso, criar novos hobbies ou retomar projetos adiados.
Assim, a partir da releitura do livro “Água viva”, de Clarice Lispector, Evandro Caldeira decidiu retomar uma produção artística que estava sendo protelada há tempos, desde o início dos anos 2000, quando realizou a sua última exposição.
“Cabe ressaltar, então, que, à época, eu já utilizava fragmentos de textos e imagens de escritoras na composição de meus trabalhos. Por isso, digo que foi uma “retomada” de uma produção que ficou parada devido a demandas profissionais”, explica o artista.
Essa série que será apresentada agora objetiva homenagear o centenário do nascimento de Clarice Lispector, a ser comemorado em dezembro deste ano. Assim, unindo colagens analógicas, ou manuais, às costuras e bordados, também manuais.
Sobre Evandro Weigert Caldeira:
Evandro Weigert Caldeira nasceu em Santa Maria em 1973. Foi aluno dos ateliês de desenho e de pintura do Instituto Municipal de Artes Eduardo Trevisan (hoje Escola Municipal de Artes), em 1990, quando participou de suas primeiras exposições. Licenciado em Letras, possui mestrado e doutorado em Teoria da Literatura (PUCRS). É bacharel em Desenho e Plástica (atual Artes Visuais) pela UFSM. Participou de algumas exposições individuais e coletivas durante a década de 90 e início dos anos 2000. Atualmente é professor das redes municipais de ensino de Santa Maria e de Itaara (RS) e atende como Psicopedagogo em consultório particular.
Neste ano, retomou a carreira artística, participando da Exposição ConfinArt da Gravura Galeria de Arte.
Exposición. 31 oct de 2024 - 09 feb de 2025 / Artium - Centro Museo Vasco de Arte Contemporáneo / Vitoria-Gasteiz, Álava, España