Descripción de la Exposición
ANTONIO NAVARRO. BURDÉUS, FRANÇA. 1966
SÉRIE ENSŌ
A série Ensō faz referência aos monges budistas japoneses; no século XVIII meditavam a partir da execução de um gesto, um círculo a modo de ascese. Uma imagem que se construía com um pincel e tinta negra sobre papel, transformando-se numa oração silenciosa mas tangível. O silêncio forma parte da liturgia na tranquilidade daquele que trabalha, mesmo assim o ato de estampar na gravação converte-se num ato de recolhimento.
A gravação utilizo-a como meio de criação, pelo processual e litúrgico do mesmo. A criação de una matriz que já nasce em negativo para passar a uma imagem em positivo, o cortar papel, preparar todo o material, tintar a matriz, a posterior limpeza e a traslação da imagem para papel. Convertem-se num ato de introspeção que, sem dúvida, se enlaça com a própria criação da série Ensō.
Eu estampo, porque tenho que o estampar…
A técnica do Grabado al carborundo, permite-me criar imagens desde a liberdade do gesto, a fluidez da pincelada que distribui sobre a matriz a própria matéria criando a forma desejada.
O carborundo aglutinado converte-se no sustentador de cor que, de maneira gradual e silenciosa, captura o tom definitivo, manchas intensas rotundas e ao mesmo tempo vaporosas com significados anexos à tinta-da-china no que respeita à sua fluidez. Posteriormente, passar-se-á para papel, mas por alguma razão, a imagem já nasce preparada para ser estampada, voltar a ser positiva, direta e única.
Em negro, pela sua luz…
Com tinta de cor negra, “que o negro contém em si a gama infinita de cores, é a matriz de todos elas”, a gama tonal obtida na base à obra gráfica é infinitamente maior que em qualquer outra cor. A qualidade, a vibração e a profundidade de um negro sobre o papel converte-se em todas as cores num olhar rápido.
Cada peça em si é autónoma, e na infinita pequenez de cada obra, tento reproduzir o princípio do infinitamente grande que é o cosmos.
Exposición. 28 may de 2016 - 30 jul de 2016 / Museu da Guarda / Guarda, Portugal
Exposición. 12 nov de 2024 - 09 feb de 2025 / Museo Nacional Thyssen-Bornemisza / Madrid, España