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Enquanto o espaço for

Exposición / Galeria Fernando Santos / Rua Miguel Bombarda, 526 / 536 / Oporto, Porto, Portugal
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Cuándo:
16 mar de 2024 - 08 jun de 2024

Inauguración:
16 mar de 2024 / 16:00h

Horario:
Lunes y Sábado: 15h - 19h; Martes a Viernes: 10h - 12h30 y 15h - 19h

Precio:
Entrada gratuita

Organizada por:
Galeria Fernando Santos

Artistas participantes:
Pedro Calapez

ENLACES OFICIALES
Web  Facebook  Instagram 

Teléfonos
226061090

Correo electrónico
geral@galeriafernandosantos.com
Etiquetas
Abstracto  Abstracto en Porto  Acrílico  Acrílico en Porto  Diseño  Diseño en Porto  Fotografía  Fotografía en Porto  Impresión digital  Impresión digital en Porto  Instalación  Objeto Artístico  Oleo sobre lienzo  Pintura 

       


Descripción de la Exposición

Aquilo de que não há ideia Num pequeno comentário escrevi há tempos sobre aspectos do processo criativo artístico, referindo temas que parecem provir dum lugar exterior ao ser (do não-ser?). Em causa o lugar da imagem: o silêncio, o vazio, o nada, os lugares de sombra e penumbra, do desconhecimento e da contínua busca, o não-existir. Maria Zambrano, no seu livro “O Homem e o Divino”, escreve sobre o nada, explica o ser na sua relação com o não-ser (A última aparição do sagrado: o nada). Não consigo parar de ler este maravilhoso texto de profunda reflexão sobre a transcendência, consciente da minha impreparação para o seu completo entendimento. “Mas o não-ser ficou sempre referido ao ser, excepto nesses “algos” que aparecem no Parménides como exemplo daquilo “que não há ideia”: o que sobeja dos corpos vivos, os restos da matéria, tudo isso de que “não há sequer ideia” Continua-se a pintura nos momentos que a interrogam: a expectativa do que é desconhecido e deslumbra, o exercício do desligar o composto, o envolvimento do olhar, a extensão do campo da visão, o prolongamento do corpo na sua fragmentação. Questionar o espaço é o que continuamente a pintura faz. Não será no sentido de “the final frontier”, a ambição dos anos sessenta, a crença na possibilidade de ir mais além, mas na constatação de que um espaço está para lá do corpo e é um lugar. A sua possibilidade depende de como este se apresenta. A afirmação da existência de um espaço é imperativa, pelo gesto que emana do corpo, pelo objecto construído, que estabelece novas regras. A possibilidade da sua representação estabelece-se pelo simulacro ou num ambiente de vivências aparentes. O ser manifesta-se pelo não ser, e é na tensão de opostos, como luz/escuridão ou presença/ausência que se concretiza. O não ser vislumbra-se na obra de arte, como objecto que é, propondo as interrogações que permitem caminhos na afirmação do ser. O não ser é tratado por Zambrano não como a negação do ser (e aqui se ultrapassa o sentido unívoco da realidade enunciado por Parménides) mas como a dimensão da realidade que desafia o ser a se manifestar plenamente. Convocam-se o mistério, o desconhecido e o divino, como situações que a razão humana não consegue aceder. Para Zambrano, o não ser não é algo de negativo, mas sim a ponte para a transcendência e para a busca do autêntico. O acto de representar, no sentido mais lato, o acto de imaginar uma imagem, é fonte de provocações, que se complementam e se contradizem, estruturando o processo criativo e inserindo-o no silêncio e no nada, ou naquilo de que não há ideia, anunciando assim os caminhos que afirmam o ser. Pedro Calapez, Março 2024


Entrada actualizada el el 21 mar de 2024

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