Descripción de la Exposición
Até 24 de junho, o Museu da Energia de São Paulo recebe a exposição temporária "Encontros improváveis de um lugar em comum". A mostra apresenta obras dos artistas multimídia Cadu, Guto Lacaz, Paulo Nenflídio e Regina Silveira. Espalhadas pelos dois andares do Museu, as obras dialogam, de forma particular, com os temas "água e energia", de forma a revelar uma intersecção entre ciência, tecnologia e artes.
"A proposta é trazer novas linguagens sobre os temas já abordados pelo Museu com um olhar poético e crítico das artes visuais", explica Luciana Nemes, curadora da mostra temporária e coordenadora do Museu da Energia.
No conjunto de desenhos produzidos por Cadu em "Wind Line", o artista usa artifícios tecnológicos para desenhar o percurso e a força do vento da cidade argentina de Mar del Plata.
Na escultura cinética intitulada "Pororoca", Guto Lacaz permite ao visitante "surfar" lentamente em meio a sua obra. O nome se refere à representação do encontro das correntes fluviais com as águas oceânicas, que causam grandes ondas e produzem um estrondo.
Regina Silveira, com a obra "Limiar", interfere no espaço museológico com a projeção da palavra Luz. Esta é desenhada e vai esmaecendo até tornar-se luz em 76 idiomas.
Paulo Nenflídio, em sua escultura sonora "Monjolofone", apresenta um poema musical que se constrói a partir do uso da energia cinética e potencial - produzida a partir do uso do bombeamento, armazenamento e esvaziamento da água.
Actualidad, 01 feb de 2018
#loquehayquever en Brasil: ocho décadas de abstracción informal en el MAM
Por Paula Alonso Poza
El MAM de São Paulo repasa ochenta años de abstracción informal brasileña en una muestra coproducida por el Instituto Casa Roberto Marinho y curada por Felipe Chaimovich y Lauro Cavalcanti.
Exposición. 14 nov de 2024 - 08 dic de 2024 / Centro de Creación Contemporánea de Andalucía (C3A) / Córdoba, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España