Descripción de la Exposición
A Galeria Graça Brandão tem o prazer de apresentar “Encontro Inesperado”, exposição individual de Diogo Nogueira. A exposição encontra-se no primeiro piso da galeria e decorre em paralelo com “Uma Cerveja no Inferno” no piso inferior, uma exposição coletiva com Carla Castiajo, Dylan Silva, Inês Coelho, João Paulo Balsini, Pedro Moreira, Raul Macedo e Susana Chiocca, num projeto curatorial de Manuel Santos Maia com texto de Maria Brás Fonseca.
Reunindo pintura, escultura, desenho, filme, publicações de artista e performance, o projeto explora a ideia de uma cidadania polifónica na celebração da liberdade. A escrita de si, a suspensão das censuras e a interpelação do corpo contribuem para a desmontagem das ideologias dominantes e celebra a experiência imprevista e vital das relações humanas. O diálogo entre as diversas representações exorta o prazer, as paixões, a potência do ser no “amar”, que transcende o particular do humano e se expande a todas as formas de alteridade no horizonte complexo da cultura contemporânea.
Biografia
Diogo Nogueira (1999)
Licenciado em Artes Plásticas -Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Vive e trabalha entre Porto e Caldas da Rainha.
A sua prática adentra o domínio da Imagem, Iconografia, Gesto e Sexualidade por meio de pintura, desenho, cerâmica e instalações. Através de imagens impregnadas de humor, observamos figuras que se movem juntas para celebrar, adorar, protestar e até lamentar. É com a imagem que se constrói uma mitologia compartilhada, entrelaçando os fios de narrativas pessoais e coletivas.
Desde 2018, participa em vários concursos e exposições, recebendo vários prémios e reconhecimentos. Expõe nacionalmente, coletiva e individualmente, em espaços como Museu Nacional Soares dos Reis (2020), Espaço Mira (2023) e Galeria Graça Brandão (2023). Expõe também internacionalmente em espaços como a Academia de Belas Artes de Múrcia (2021) e a Academia de Belas Artes de Buenos Aires (2022).
A sua obra encontra-se representada em colecções privadas e públicas em Portugal, Espanha, Alemanha, Inglaterra, e Itália, incluindo as colecções Solverde Casinos & Hotéis, Fundação APF e coleção Norlinda e José Lima.
Como cofundador e membro do equipa do espaço e projeto artístico ‘O Bueiro’, estabeleceu colaborações com instituições como a Universidade do Porto, o Museu Nacional Soares dos Reis e o Clube do Desenho (Porto).
Recentemente, foi integrado no espaço artístico ‘Clube de Desenho’ como Colaborador, Artista Residente e Professor Convidado.