Descripción de la Exposición
A canção She Talks to Rainbows dos Ramones — que narra a história de uma mulher que conversa com o mundo natural, mas não com o cantor — pode ser interpretada como uma alegoria para a nossa atual relação com a natureza. Numa época marcada por desafios ambientais e a necessidade premente de consciência ecológica, falar com a natureza, com entidades além do reino humano, torna-se não só relevante como imperativo. É um convite a refletir, fazer e pensar com a natureza, em vez de apenas pensar, escrever e criar sobre ela.
Esta exposição reúne os trabalhos de três artistas, Gabriela Albergaria, Margarida Lagarto e Marcelo Moscheta, cada um dos quais emprega metodologias distintas para se relacionar com a natureza de uma forma que se alinha com esta abordagem transformadora. Partilham de um profundo compromisso com a reparação, com o sarar das falhas na nossa relação com o ambiente e o restabelecer o seu frágil equilíbrio. Através de interpretações poéticas ou de interações diretas, estes artistas estabelecem uma conversa profunda com o mundo natural, abordando as nuvens, as sombras e as árvores que muitas vezes passam despercebidas.
O arco-íris, um fenómeno fugaz e científico, continua a cativar a nossa imaginação com o seu fascínio mágico. Contemplar um arco-íris é estar num estado de atenção perpétuo — uma observação e um encantamento contínuos. Requer um olhar finamente sintonizado com o efémero, capaz de identificar, documentar e saborear a beleza transitória da natureza. Esta atitude de procurar e preservar os momentos fugazes do mundo natural une o trabalho destes três artistas.
Para cada um deles, encontrar os seus próprios arco-íris representa uma viagem de reparação profundamente pessoal. É um ato de diálogo com o efémero, de reconhecimento e captura de momentos que, de outra forma, se poderiam perder na passagem do tempo. Este esforço não é apenas uma busca estética, mas também uma posição crítica, um grito, um método de contar histórias ou um reflexo de puro espanto. Cada uma das suas abordagens realça de diferentes formas a profunda ligação entre os seres humanos e o ambiente, enfatizando a nossa capacidade de apreciar e de nos envolvermos com o que a natureza oferece, e, ao fazê-lo, de contribuir para a restabelecer a nossa relação danificada com o planeta.
Esta exposição transcende as fronteiras artísticas tradicionais para oferecer uma exploração pungente da nossa ligação com a natureza e a necessidade urgente de a restaurar e corrigir. Serve para nos lembrar da responsabilidade de mudar a nossa perspetiva e de nos envolvermos com o mundo natural de forma mais profunda e atenta. As obras apresentadas encorajam-nos a encontrar os nossos próprios arco-íris, a conversar com os momentos fugazes da natureza e a preservar, celebrar e proteger o nosso extraordinário planeta para as gerações futuras. Ao fazê-lo, inspiram-nos a ser participantes ativos na reparação contínua do nosso frágil ecossistema, forjando um novo caminho para uma coexistência harmoniosa com o ambiente e, em última análise, contribuindo para a renovação dos laços entre a humanidade e o mundo natural.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España