Descripción de la Exposición
A exposição "é.é.é" da artista Manoela Medeiros, apresenta instalações, vídeos, monotipias e performances que provocam um encontro entre corpo e espaço. Com curadoria de Maria Catarina Duncan, os trabalhos dessa exposição incitam um dialogo sobre o conceito de pele como limite e possibilidade, membrana permeável.
Ao assistir o movimento da luz do sol no espaço, a artista se propõe a escavar a parede, na tentativa de demarcar um espaço em constante movimento. O público é convidado a assistir a passagem de luz sobre a escavação como um filme projetado, em sessões sugeridas. Em um trabalho de vídeo, a artista se aproxima de uma parede com um balão entre seu corpo e o espaço, pressionando até que o ar esvazie. Ao longo da exposição haverá performances inéditas, em que a relação da artista com o espaço está sempre em conversa.
Os sujeitos que protagonizam esse trajeto tem dois corpos; um corpo é corpo, o outro corpo é espaço. Esses corpos estão atravessados pelo tempo que passa em ritmo marcado e se desdobra em ainda-presente e já-passado.
"A artista se movimenta em relação as paredes que a abrigam, corpo e espaço em uma constante tentativa de aproximação. O espaço provoca o corpo ou é o corpo que responde ao espaço? Tudo é relação - espaço é sujeito. Cria-se assim uma troca mútua em um jogo sem final."- enfatiza Maria Catarina Duncan.
Fazem parte deste jogo, o espaço onde estamos, o corpo que habitamos, os segundos que passam. Ao tentar traduzir esses estados, algo se perde. E tratando-se de uma matéria prima tão efêmera, o resultado é, enfim, sempre flexível e contingente.
Exposición. 17 dic de 2024 - 16 mar de 2025 / Museo Picasso Málaga / Málaga, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España