Descripción de la Exposición
No dia 6 de março, a partir da 19h, acontece na Alfinete Galeria o lançamento dos fotolivros das artistas visuais Amanda Carneiro, Bete Coutinho e Júlia Godoy selecionadas e premiadas pelo projeto “Estrondo!”. Cada título tem 100 exemplares numerados e assinados e estarão à venda no local por R$35,00 cada. A apresentação das publicações marca o início das operações da editora Estrondo!, voltada para a edição, editoração, publicação de livros de artistas e fotolivros realizados por artistas mulheres e pessoas que se identificam com o gênero feminino e que tenham na fotografia uma de suas linguagens poéticas. A Alfinete Galeria fica na 103 Norte Bloco B Loja 66, Brasília-DF.
A escolha dos trabalhos ocorreu por meio de edital público aberto no dia 14 de agosto de 2019. Ao longo de 30 dias, o projeto recebeu cerca de 100 trabalhos que usavam a fotografia como linguagem a partir das mais diferentes abordagens. Com um júri formado pela curadora Cinara Barbosa, de Brasília, e pela artista visual Elza Lima, do Pará, foram selecionados os trabalhos das artistas Amanda Carneiro, Bete Coutinho, Júlia Godoy – que terão seus livros lançados na Alfinete – e Gisele Lima e Isabella Atayde – que participam da segunda etapa de lançamentos ainda no primeiro semestre de 2020.
Além de terem seus livros editados e publicados, as artistas selecionadas receberam um prêmio de R$ 1.000,00 (um mil reais). Os exemplares serão vendidos e o valor será revertido integralmente para os artistas. O projeto Estrondo! é patrocinado pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal - FAC/DF. No dia 21 de março, as publicações serão apresentadas na 10º edição do Festival de Fotografia de Tiradentes (MG), um dos mais importantes do país.
Uma editora para mulheres artistas
Criada há dois anos pela fotógrafa e cientista social Michelle Bastos, em Brasília-DF, a Editora Estrondo é a primeira editora brasileira de fotolivros dedicada a publicar obras de artistas mulheres. A necessidade se deu pela subpublicação evidente de mulheres na área de fotolivros, assim como a pouca representação feminina em galerias, museus e festivais de fotografia. Apesar de estarmos no século XXI, a presença masculina ainda é majoritária e, algumas vezes, exclusiva nesses campos, inclusive em júris de concursos de fotografia e curadoria para exposições. Mais que uma editora que publica mulheres, Estrondo ocupa um lugar de fazer, pensar e refletir a imagem contemporânea, colocando em prática um conhecido discurso, que é necessário, mas implementado ainda com superficialidade, que as mulheres podem e devem ocupar todas as esferas do fazer humano.
Sobre os fotolivros e as artistas
“Ariar” - Amanda Carneiro
O objetivo deste trabalho é o questionamento do ser e de suas moradas, através de uma busca por entender o ser Kalunga. Trançando elos entre passado, presente e futuro. Questiono a ligação dos espaços, tempos, objetos e do próprio ser humano; fazendo paralelos entre a casa e o ser que ali reside. Tais semelhanças são construídas de forma que levam a entender que a “residência”, como objeto de habitação, passa a ser mais uma vestimenta de um ser que habita um corpo. Assim, por correspondência, tudo que compõe aquele espaço é uma extensão do próprio ser humano. “Ariar” fala sobre a necessidade de se manter um vínculo com o antigo, com o passado; e, ao mesmo tempo, estar presente no agora.
Amanda Carneiro é graduada Tecnóloga em Fotografia pelo Instituto de Ensino Superior de Brasília (IESB), fotógrafa e aspirante a designer gráfico. Busca através da fotografia uma expressão da realidade subjetiva. Participou de exposições de fotografia como a Fotosíntases IX – IESB SUL - Brasília – DF - Projeto: Fragmentos de Um Todo (2016) e da Exposição Domus Memorial – Defensoria Pública da União Brasília – DF – Projeto: Mnemosine (2017).
"Brasília Pequena" - Bete Coutinho
A partir do registro fotográfico de pequenos detalhes, minuciosamente garimpados em fragmentos de arquiteturas depredadas no centro da capital do Brasil, “Brasília Pequena” é criada. O personagem, que encena o palco de pequenas verdades e ilusões, inspira-se na história (a vinda do ex-presidente Juscelino Kubitschek a Brasília, após o exílio). Do concreto ao abstrato, do real ao imaginário. Fotografia, desenho. Um livro, um objeto. Um convite ao lúdico.
Bete Coutinho é formada na área de educação, mas encontrou nas experimentações com fotografia e outras linguagens um meio de concretizar seu universo imaginário. Seu envolvimento com a fotografia acontece desde 2008. Desde então, desenvolve projetos autorais, cuja poética, lúdica e experimental, tem como fio condutor a memória. Participou de diversas exposições entre elas: Facets of Brazil no Signal Arts Centre em Bray, Irlanda; Panorama f/508 de Fotografia, no Noviembre Fotográfico em Havana, Cuba; OndeAndaAOnda, realizada pelo Museu Nacional da República, em Brasília; e ATela/L’Écran, promovida pelo Museu Nacional e Le Fresnoy – Studio National des Arts
Contemporains de Paris. Seu trabalho está presente na publicação “Ousadia em Imagens”, que integra a Coleção Arte em Brasília.
"Vírgula" - Júlia Godoy
Como tratar da escrita sem as palavras? Ou, ainda, como usar um símbolo exclusivamente verbal no universo da imagem? Do texto ao tecido, os cruzamentos das histórias, suas tranças e tramas, do anonimato de práticas coletivas a práticas individuais, esse ensaio é um elogio ao espírito humano. Orientado pelas linhas, pelas (des)costuras e pela intimidade que desafia a solidão do não lugar, as intersecções estabelecem pontos de contato entre diferentes disciplinas, atravessa a semantização da imagem, do texto e da linguagem como um habitante que vive na história, reinventa itinerários e prolonga a fantasia. Reconhecemo-nos no rompimento da palavra, na cumplicidade de um texto perdido e na abundância do verbo na história da escrita, das tramas e dos itinerários do homem comum.
Júlia Godoy é graduada Tecnóloga em Fotografia pelo Instituto de Ensino Superior de Brasília (IESB) e bacharel em Letras – Habilitação: Russo pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Artes Visuais pela Universidade de Brasília (UnB), e especializada em Revisão de Texto pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Minas). Participou de exposições coletivas IESB - junho/2015 - prêmio de primeiro lugar, IESB - novembro/2015, NAVE/DeCurators - dezembro/2015, IESB - junho/2016 - prêmio de primeiro lugar e DeCurators - Carta-Obra.
Exposición. 19 nov de 2024 - 02 mar de 2025 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España