Descripción de la Exposición
Célebre por seu virtuosismo e esculturas primorosas, Edgard de Souza mostra uma seleção de obras feitas nos últimos três anos, sendo dois em reclusão pandêmica, na sua terceira individual na Vermelho. Na individual, o artista apresenta um conjunto de seis novas esculturas em bronze, e esculpidas e madeira, e uma série de novos bordados.
As esculturas de Edgard de Souza subvertem a representação elementar acerca do corpo humano dividida em cabeça, corpo e membros. No bronze que ocupa a sala 1, dois corpos aparecem unidos pelo torso numa postura de ascensão. A ausência de particularidades específicas do modelo original que dá forma à obra, transforma esse corpo em modelo do coletivo, um arquetipo universal caracterizado, segundo o artista, pela distração e pela impossibilidade de comunicação característica do nosso tempo.
Os bordados de Edgard de Souza, feitos à mão pelo artista, se dissolvem em nuvens de fragmentos de linhas, como uma grande colisão de partículas ao redor de um campo magnético. Nos bordados, podemos observar o corpo do artista trabalhando, se deslocando num movimento simultâneo de implosão e explosão, dissolução e evasão. A única figuração dentre os bordados são figuras de núvens, num comentário sobre a busca de images na abstração gestual, que se assemelha ao jogo de buscar imagens em nuvens.
“Em tempos de negacionismo intenso, publicações rápidas na internet e notícias falsas falhamos em comunicar, falhamos em ouvir. Os diálogos viraram um jogo de ping-pong violento, uma disputa. Neste contexto, a grande escultura de bronze aparece como uma figura ensimesmada, um corpo refletido e fechado nele mesmo”. Edgard de Souza (Março, 2023)
Exposición. 17 dic de 2024 - 16 mar de 2025 / Museo Picasso Málaga / Málaga, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España