Descripción de la Exposición
Ciclo Ecos Latentes
Num contentor marítimo instalado no Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian apresenta-se, entre maio e agosto, um ciclo de vídeos da Coleção do CAM com a curadoria de um grupo de jovens que fazem parte do projeto de co programação cultural Gulbenkian 15-25 IMAGINA.
No diálogo criado no segundo momento do ciclo de vídeos «Ecos Latentes», convivem a ruína, o abandono, a ausência e o ecoar das forças que habitam e transformam os objetos e a experiência do espaço e do tempo. Hotel Reverb e The Untroubled Mind são obras que jogam com a subtileza da presença fantasmagórica do ser humano em espaços e tempos suspensos, marcados pelos vestígios de quem os habitou.
O trabalho de Graham Gussin é pautado pelo ritmo constante de uma bola saltitante que anuncia a presença humana num espaço em ruínas, na intenção de marcar o tempo e ocupar o inabitado. Na obra de Manon de Boer, a artista filma os vestígios das brincadeiras diárias de uma criança num espaço doméstico, familiar e estranho ao mesmo tempo. Como peças de arte minimal, os objetos são reduzidos à sua formalidade e estética, desligando-se da sua função.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España