Descripción de la Exposición
A 3+1 Arte Contemporânea tem o prazer de apresentar Eclipse, a mais recente exposição individual de Claire de Santa Coloma (1983, Buenos Aires) na galeria.
O trabalho de Claire de Santa Coloma contém um forte sentido de fisicalidade, onde a intensão da artista é influenciada pelos materiais usados. As suas esculturas de madeira são frequentemente guiadas pela forma e estado originais do material, tentando aproveitar o máximo possível da matéria, com o mínimo de gestos. São obras cujo tema se centra na ideia de escultura em si, uma vez que o foco é sempre o material e a sua forma. Esta noção está também presente nas suas obras sobre papel onde o acto de desenhar é um gesto evidentemente escultórico.
Em Eclipse, Santa Coloma continua a explorar estas ideias, numa exposição meditativa e completamente depurada, centrada num número restrito de desenhos e esculturas. Nos desenhos da série Cut-out, a artista faz centenas de pequenos e precisos cortes no papel, numa ação morosa que resulta em formas orgânicas e abstratas. Estes são trabalhos que refletem sobre a passagem do tempo e a impermanência, que se completam com a luz, mudando – quase imperceptivelmente – à medida que esta se altera. As esculturas de madeira – todas feitas a partir de árvores endémicas da Argentina – que acompanham estes desenhos convidam o visitante a sentar-se, contemplar e meditar sobre a materialidade das obras expostas. Quando postas em comparação, descobrimos um jogo de gravidade, onde as esculturas tanto evocam a ideia de peso, de um corpo firmemente assente na terra, como a sensação de leveza, de um astro a flutuar no espaço.
A folha de sala da exposição terá um texto de Sara de Chiara.
Claire de Santa Coloma (1983, Buenos Aires, Argentina) vive e trabalha em Buenos Aires. Estudou escultura de talha directa nos Ateliers Beaux Arts de la ville de Paris. Simultaneamente, obteve o mestrado de investigação em Artes Plásticas na Universidade La Sorbonne, Paris. Entre 2007 e 2009 foi artista residente na Casa de Velázquez em Madrid. Entre 2009-2010 frequentou o programa de Estudos Independentes da MAUMAUS, em Lisboa, com o qual participou na 29ª Bienal de São Paulo. Em 2010, participou na residência La Belle Alliance (Metropole), no Goethe Institute de Lisboa. Em 2017 é convidada para integrar o programa de Lisboa Capital de Cultura Ibero Americana com uma residência nos ateliers dos Coruchéus e um projeto a apresentar na galeria Quadrum. No mesmo ano, vence Prémio Novos Artistas Fundação EDP (Lisboa, 2017). Expõe regularmente desde 2008. Entre as suas exposições individuais destacam-se: Modo de uso, 3+1 Arte Contemporânea, Lisbon (2020); Chuva, Appleton - Associação Cultural, Lisboa (2018); Guía Prático para Fazer uma Escultura Básica de Madeira, Galeria 3+1 Arte Contemporânea, Lisboa (2014); A escassez nos salvará da catástrofe, Galeria 3+1 Arte Contemporânea, Lisboa (2011) e A Experiência da Medida, Carpe Diem Arte e Pesquisa, Lisboa (2010). Entre as suas exposições colectivas destacam-se: Imaginário Coletivo: Obras da Coleção de Arte Contemporânea do Estado, curadoria de Sandra Vieira Jürgens, Museu de Aveiro/Santa Joana, Aveiro (2024); STONE ALIVE: Uma interpretação cultural das Pedras, curadoria de Marta Jecu, Museu Geológico, Lisboa (2022); Objectos Específicos Parte 1 - Obras da Colecção Figueiredo Ribeiro, curadoria de Ana Anacleto e João Silvério, Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes, Abrantes (2022); Um Oásis ao Entardecer, Fundação EDP, MAAT, Lisboa (2020); Constelações III, Museu Berardo, Lisboa (2020); Coleção Moderna, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa (2018); 1000 anos depois entre Vénus e Marte, obras da Colecção António Cachola, Galeria Municipal do Porto, Porto (2017); Prémio Novos Artistas Fundação EDP, MAAT, Lisboa (2017); Excusa Argumental, Museo de Arte Contemporáneo Gaz Natural Fenosa, A Coruña (2015); Bienal de Arte de Buenos Aires, Buenos Aires (2013); Geografía Portátil, MUMU, Córdoba, Argentina (2013). Coleções incluem: Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal; Fundação EDP, Portugal; Banco Supervielle, Argentina; HRH of Luxembourg; Casa de Velázques, Espanha; Deutsche Bank, Portugal; António Cachola, Portugal; Colecção de Arte Contemporânea do Estado, Portugal; Colecção da Câmara Municipal de Lisboa, Portugal; Coleção Vasco Santos, Portugal; entre outras coleções particulares na Bélgica, França, Alemanha, Singapura, Argentina e Estados Unidos.
Exposición. 19 nov de 2024 - 02 mar de 2025 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España