Exposición en Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

É vida! Agapan – 45 anos

Dónde:
Museo de Arte de Río Grande do Sul Aldo Malagoli - MARGS / Praça da Alfândega, s/n / Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Cuándo:
06 oct de 2016 - 13 nov de 2016
Inauguración:
06 oct de 2016 / 18:30
Horario:
De terças a domingos, das 10h às 19h.
Comisariada por:
Descripción de la Exposición
A mostra, com curadoria de André Venzon, reúne cerca de 100 artistas visuais e escritores com obras em aquarelas, desenhos, pinturas, gravuras, fotografias, arte digital e textos poéticos. A exposição pode ser visitada até 13 de novembro de 2016, nas galerias Ângelo Guido e Pedro Weingartner, com entrada franca. A densa arborização de Porto Alegre não seria a mesma, se há 45 anos José Lutzenberger, Augusto Carneiro, Caio Lustosa, Alfredo Gui Ferreira, entre outros ambientalistas, não houvessem criado a Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural - AGAPAN. Com o apoio do Instituto Estadual do Livro - IEL, a mostra vem homenagear a entidade, através de artistas visuais e escritores, em respeito a esta histórica associação que tem como lema A VIDA SEMPRE EM PRIMEIRO LUGAR. A AGAPAN é uma ONG sem fins lucrativos fundada em 1971. Dedicada à luta em defesa do meio-ambiente − é uma das entidades pioneiras em seu ... gênero no Brasil. Desde sua fundação tem desenvolvido uma série de importantes ações, entre as quais se destacam a ativa participação no processo de tombamento da Mata Atlântica no Estado, a defesa da orla do Guaíba, a preservação da Usina do Gasômetro e, atualmente, a luta por um projeto do Cais Mauá para todos, contra o uso indiscriminado de agrotóxicos no Brasil, pela abertura à sociedade do debate em relação aos transgênicos, entre outras de caráter mais local e regional, como a proteção das árvores de Porto Alegre. Faz parte ainda da história da AGAPAN e da luta ambiental, o emblemático episódio nos anos 70, em que o estudante de Agronomia da UFRGS, Carlos Alberto Dayrell, subiu numa árvore em frente à faculdade de Direito para protestar contra a sua derrubada e a construção do viaduto Imperatriz Leopoldina em Porto Alegre. Este fato ficou internacionalmente conhecido e colocou a cidade como protagonista da causa ambiental no país. Naquela época, o ambientalista José Lutzenberger, questionado pelo público sobre o que fazer contra a derrubada de árvores que acontecia por aqui, teria dito: "Nós já fizemos bastante coisa, mas não fomos ouvidos, façam vocês, subam nas árvores!". Motivados por este chamado histórico que ainda ecoa na atualidade, cerca de 100 artistas visuais e escritores aceitaram o convite para participar deste projeto expositivo. Com aquarelas, desenhos, pinturas, gravuras, fotografias, arte digital e textos poéticos expressaram, entre visões e palavras, suas mensagens sobre formas da vida que têm uma representatividade ecológica. Criando múltiplas situações em que nos apercebemos da imensa necessidade de permanecermos conectados com a energia vital da natureza.

 

 

Entrada actualizada el el 28 oct de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan básico

Si eres artista o profesional… ¡Este plan te interesa! (y mucho)

  • Sube y promociona eventos y exposiciones que hayas creado o en los que participes ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • Podrás publicar (y también promocionar) hasta 100 obras tuyas o de tus artistas. ¡Conecta con tus clientes desde cada una de ellas!
  • Disfruta de acceso a todo el contenido PREMIUM y al Algoritmo ARTEINFORMADO (Ecosistema AI e Indice AI de Notoriedad de artistas iberoamericanos).
  • Mantendremos actualizada tu perfil o la de tus artistas. Además, podrás contactar con los gestores de otras.
Premio
28 nov de 2023 - 31 ago de 2024

Madrid, España

Exposición
01 ago de 2024 - 31 ago de 2024

Galería Elba Benítez / Madrid, España

Formación
15 oct de 2024 - 30 jun de 2024

Museo Nacional Thyssen-Bornemisza / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones