Descripción de la Exposición
De 6 de fevereiro a 16 de março, a Vermelho apresenta, em colaboração com a Mendes Wood DM, O Caminho de Casa é o que nos afasta, exposição de Carla Zaccagnini e Runo Lagomarsino, com texto de Julieta González.
A inauguração acontece no dia 6, das 19 às 22h, na Vermelho, e no dia 8, das 11 às 19h, na Mendes Wood DM.
Na Sala Antonio, a Vermelho exibe um conjunto de 5 vídeos do início da produção de André Komatsu.
O encontro especulativo que oportuniza a exposição extrapola os avizinhamentos sensíveis que a aproximação de um casal de artistas deixa evidente. O Caminho de Casa é o que nos afasta, acontece dez anos depois da exposição que os dois artistas realizaram no Malmö Konsthall, sob curadoria de Diana Baldon. A curadora já apontava, naquele momento, as muitas aproximações entre as produções dos dois artistas: a abordagem pós-conceitualista, o transnacionalismo de ambas as biografias, a crítica institucional e a revisão da história, entre outras tantas.
“Travessias, idas e vindas, saídas, retornos e o que acontece entre tudo isso interliga a vida pessoal e as respectivas obras de Carla Zaccagnini e Runo Lagomarsino. Esta exposição em si é uma espécie de caminho, onde as suas trajetórias se cruzam e depois se bifurcam, nem que seja para se encontrarem novamente”, escreve Julieta González no texto da exposição.
Carla Zaccagnini completa: “Não há dúvidas de que a convivência nos aproxima. Grupos de amigos, estudantes da mesma classe, parentes próximos terminam compartilhando referências, criando uma linguagem comum, colecionando um repertório dessas piadas a que chamamos internas. Ao longo de anos vivendo juntos, nos contagiamos de expressões e gestos como se fossem sintomas. Lemos ou pensamos ter lido os mesmos livros, reconstruímos ou reinventamos cada filme com cenas mal guardadas dispersas por nossas memórias, guiamos e desviamos as falas de um e de outro em diálogos que ninguém sabe quando começam.”
A Vermelho reúne, em sua sala de projeção, um conjunto de 5 vídeos do início da produção de André Komatsu. Em comum, os trabalhos lidam com o trânsito do artista na cidade a partir de proposições performáticas impositivas. Tais imposições resultam em performances duracionais que se refletem na duração dos vídeos, que são sempre registrados por observadores não participativos que controlam as câmeras mantendo distância do artista. Alguns temas presentes nos vídeos podem ser identificados ao longo da trajetória de Komatsu, como a crítica a urbanizacão das grandes cidades.
Exposición. Desde 06 feb de 2024 / Galería Vermelho / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España