Descripción de la Exposición
A Unidade Curricular Projecto 1 partilha com toda a escola o mote do seu 2.º exercício com a exposição 'Alberto Carneiro: Duas Esculturas Três Espaços' — 'Espiral' e 'O jardim' — no átrio principal da FAUP, com o apoio da Câmara Municipal de Santo Tirso e do Centro de Arte Alberto Carneiro - CAAC.
O exercício "O módulo: 2 esculturas 3 espaços - revisitar Alberto Carneiro", será desenvolvido a partir do contacto directo com as duas esculturas, permitindo aos estudantes observar, sentir e sobretudo desenhar as peças, interpretando-as como despertadores da estrutura espacial a criar.
A exposição decorre de 17 de janeiro até 17 de março, no átrio da FAUP, com o apoio da CMST. As duas obras que compõem a exposição, 'Espiral' e 'O jardim', são da propriedade de Cláudio Carneiro, filho do escultor, e encontram-se atualmente em depósito no CAAC.
Alberto Carneiro nasceu em 1937 em S.Mamede do Coronado, onde, entre 1947 e 1958,aprendeu o ofício de santeiro nas oficinas de arte sacra. Com bolsas de estudo da Fundação Calouste Gulbenkian, de 1961 a 1967 estudou escultura na Escola de Belas Artes do Porto, e de 1968 a 1970 na St. Martin's School of Art, em Londres. Dedicou-se também ao ensino, e entre 1972 e 1985 foi diretor pedagógico e artístico do Círculo de Artes Plásticas da Universidade de Coimbra, e depois professor na Escola de Belas Artes do Porto e na FAUP. Fortemente influenciado por algumas correntes da filosofia oriental estabeleceu na sua obra uma articulação entre a escultura e a natureza e as suas matérias.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España