Descripción de la Exposición
O Museu Carlos Machado assinala os 150 anos do nascimento do pintor Duarte Maia reunindo um conjunto de obras representativas do seu percurso artístico numa exposição patente ao público no Núcleo de Arte Sacra entre 18 de Maio e 24 de Setembro de 2017.
Duarte Maia nasce em São Miguel a 1 de Julho de 1867. Com treze anos, ingressa na Escola Académica de Lisboa para cumprir os estudos preparatórios necessários à futura admissão no Curso de Direito em Coimbra. Contudo, a sua escolha recairia nas artes. Frequenta as Belas Artes de Lisboa no ano lectivo de 1886/87, tendo sido aluno de Simões de Almeida e Silva Porto. Em 1887, parte para Paris, dando continuidade à formação artística orientado por mestres como Benjamin Constant e Luc-Olivier Merson. Teve como companheiros de percurso Veloso Salgado, Luciano Freire, Artur Melo, Ezequiel Pereira, Carlos Reis, Teixeira Lopes e Sousa Pinto, nomes incontornáveis da história da arte portuguesa.
Duarte Maia regressa definitivamente à ilha em 1897. Integra a Comissão organizadora das primeiras exposições de Belas-Artes de Ponta Delgada, iniciativas que acompanham a formação da Secção de Arte do Museu Carlos Machado, criada em 1912. As primeiras obras da arte adquiridas para a Coleção de Arte do Museu têm a marca criteriosa do seu olhar, revelando as cumplicidades artísticas que soube preservar ao longo da vida. A exposição segue este percurso, reunindo Duarte Maia e alguns dos seus amigos, companheiros da arte, em encontro marcado na instituição que, com o pintor e a sua obra, celebra também a sua história, assinalando o Dia Internacional dos Museus.
Exposición. 16 abr de 2025 - 11 may de 2025 / Centro Botín / Santander, Cantabria, España
Formación. 08 may de 2025 - 17 may de 2025 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España