Descripción de la Exposición
A exposição Dorminhocos reúne uma série de 145 imagens de autoria do fotógrafo e antropólogo francês Pierre Verger que, com seu olhar característico, retratou diferentes pessoas descansando em lugares públicos. São momentos registrados em países como Argentina, Peru, Congo, China, Polinésia Francesa, Guatemala e México.
No Brasil, Verger fotografou os dorminhocos na Bahia, onde viveu por 50 anos, e também em Pernambuco e no Maranhão. As fotos reunidas na mostra fazem parte do acervo da Fundação Pierre Verger, em Salvador. A maior parte dessas imagens nunca foi revelada.
Capturados em tons de preto e branco, os corpos de trabalhadores anônimos aparecem fatigados pela recente rotina modernizadora estabelecida pelos processos de expansão industrial e urbana. Tais representações provocam discussões sobre a relação entre a estafa que o trabalho gera no corpo e o descanso; a relação entre classe, raça e contrastes sociais; o lugar da mulher no mercado de trabalho e a relação das pessoas com o espaço público
Actualidad, 01 feb de 2018
#loquehayquever en Brasil: ocho décadas de abstracción informal en el MAM
Por Paula Alonso Poza
El MAM de São Paulo repasa ochenta años de abstracción informal brasileña en una muestra coproducida por el Instituto Casa Roberto Marinho y curada por Felipe Chaimovich y Lauro Cavalcanti.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España