Descripción de la Exposición
Desde o surgimento da imprensa escrita os artistas estiveram presentes como ilustradores e projetistas. Isso tomou uma proporção maior com o francês Toulouse Lautrec, que desenvolveu cartazes para cabarés a partir de 1890. Ao aliar estética, pesquisa, forma e comunicação em uma peça gráfica, Lautrec foi considerado por muitos o primeiro designer gráfico da história.
Essa simbiose encontra na Bauhaus terreno fértil onde artistas e designers produzem em conjunto uma nova estética aplicada a cartazes e panfletos. No Brasil, um exemplo forte dessa relação talvez seja Alexandre Wollner, que inicia sua carreira como artista e posteriormente se torna o mais renomado designer gráfico do país.
Os designers viam na arte inspiração para peças gráficas destinadas aos mercados publicitário, editorial e político, como pode ser visto no segundo andar. Na Pop Art essa relação se inverte, os artistas passam a olhar esse universo e ressignificá-lo, utilizando esse material gráfico como ferramenta de expressão artística.
H73 apresenta três trabalhos inéditos feitos a partir de colagens de fitas adesivas. Nas estradas observa-se a variação do ponto de fuga e o estudo de diferentes perspectivas e apropriação dos elementos gráficos comuns das placas de sinalização. No caso das serigrafias de Allan D’arcangelo, a maneira de lidar com a perspectiva se dá a partir de relevos formados pelo uso das cores. Abidiel Vicente transforma a apropriação da criação gráfica em algo novo e contemporâneo.
Exposición. 23 oct de 2018 - 26 ene de 2019 / Galeria Houssein Jarouche / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España