Descripción de la Exposición
A artista plástica Christine Enrègle apresenta duas séries de desenhos a carvão sobre tela de algodão (cerca de 150 x 80 cm cada um), realizadas no âmbito de residências artísticas em Lisboa em 2021, a partir das Ficus macrophylla do Jardim Botânico da Ajuda e do Jardim Botânico de Lisboa.
A exposição inscreve-se no âmbito da Temporada Portugal-França 2022.
Divide-se em dois espaços. Assim, na Galeria de Arte Moderna da Sociedade Nacional de Belas Artes são mostrados de 17 junho a 16 julho os desenhos realizados no Jardim Botânico da Ajuda e, de 8 a 31 julho, na Sala Azul do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, os realizados no Jardim Botânico de Lisboa.
Estas séries de desenhos inscrevem-se no prolongamento da série anterior realizada a partir das Ficus macrophylla do Jardim da Estrela e da Praça do Principe Real, apresentada em julho 2020 na exposição Do jardim tropical ao carvão vegetal: o desenho na linha das metamorfoses, na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa.
Estas séries são pensadas como sequências de imagens que entram em ressonância com o movimento perpétuo da metamorfose do ser vivo, do vegetal em particular. A nossa intenção é pôr em evidência a diversidade das formas vegetais geradas pelo crescimento da árvore, e sublinhar o seu carácter orgânico. Estes desenhos são vividos como o resultado (o “precipitado”) do encontro entre o vegetal e o humano, que estas formas orgânicas revelam.
Assim, numa altura em que a noção de antropoceno é recorrente, privilegiamos a reciprocidade entre os seres vivos, destacada por Emanuele Coccia que sublinha o papel de cada um (vegetal, animal, humano...) na transformação do nosso ambiente.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España