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Divertimento

Exposición / Galeria Madragoa / Rua dos Navegantes 53A / Lisboa, Portugal
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Cuándo:
13 sep de 2023 - 04 nov de 2023

Inauguración:
13 sep de 2023 / 17.30 a 20.30

Precio:
Entrada gratuita

Organizada por:
Galeria Madragoa

Artistas participantes:
Luis Lázaro Matos

ENLACES OFICIALES
Web 

       


Descripción de la Exposición

Um interlúdio e a serenata dos objetivos opacos Arquétipo da prática imersiva de Luís Lázaro Matos (1987, Évora), a série de pinturas e desenhos apresentada para a sua 4ª exposição individual na Madragoa, Divertimento, incorpora a indulgência do escapismo, através da qual as demarcações entre ambientes utópicos, fenómenos naturais, híbridos míticos e prazeres recreativos permanecem tão obscuras como as formas corporais surrealistas que simultaneamente informam e engolem a paisagem que ocupam. Circulando por cima e de certa forma contextualizando a série abaixo, o motivo recorrente de um avião a fazer truques em alusão a um espetáculo aéreo, ao mesmo tempo que segue um cartaz publicitário promovendo o slogan multilingue e, portanto, omnipresente "Are you looking for fun?", evoca de forma enganadora uma encantadora qualidade reflexiva da sua mensagem, sinónimo da natureza do jogo e do estilo pictórico retratado na série, funciona instantaneamente de forma fisicamente independente e dentro da estética da paisagem, lançando a incerteza sobre se os joviais protagonistas animais, um coletivo internacional de corpos estrangeiros ou turistas que habitam nativamente regiões diferentes, estão atentos ou incuriosos à estratégia de mercado poliglota que orbita as suas cenas. A abundância de "diversão", adquirida financeiramente ou não, determina a natureza do tempo livre e das atividades de lazer procuradas nos cenários exóticos de um destino de férias genérico, simultaneamente inescapável e vazio de comércio. Seguindo a composição e a ambiguidade ótica das "transparências" de Picabia, Lázaro Matos joga com a inovação do hibridismo para determinar narrativas amalgamadas e habitats mesclados que revelam e disfarçam uma série de assuntos, seguindo a fórmula que John Baldessari estabelece na pintura concetual Tips for Artists Who Want to Sell (1966). De um rigor sincero, o quadro é composto por um texto retirado de uma revista de arte que dita o conteúdo que um quadro deve conter para ser rentável, sem representar pictoricamente os conselhos solicitados. Seguindo a recomendação de representar cores claras, paisagens, nus, touros e animais, a clareza enganadora inerente à técnica com que são executados (um tropo do surrealismo, que, juntamente com o cachimbo de Magritte fumado por um macaco de cabeça para baixo, ilustrando outro tema da lista de Baldessari), semelhante ao funcionamento dos anúncios, esconde a lógica de endossar a série como mercadoria à vista de todos; assumindo um tom literal, a pergunta "Are you looking for fun? " é tão tentadora como o desvendar das narrativas embutidas na despreocupação prazerosa das composições, envolvendo o espetador com um encanto mais suscetível de conduzir a uma venda. Para além disso, Lázaro Matos seduz os potenciais compradores pela associação histórica ao conceito de Picabia e Baldessari de jogar no mercado, ao mesmo tempo que utiliza temas de escapismo, promiscuidade (o sexo vende) e atividades recreativas em pinturas - a mercadoria suprema de todas as formas de arte contemporânea - que são frequentemente adquiridas por pessoas suficientemente abastadas para dedicar um tempo significativo a férias e lazer - não é por acaso que os colecionadores de Picabia foram a fonte da sua inspiração para representar os estilos de vida luxuosos que encontrou no sul de França, onde concebeu a transparência. Se Divertimento funciona como uma alegoria das relações na indústria da arte, definida, tal como os híbridos animais, por um coletivo de diferentes nacionalidades e viagens internacionais, então a natureza cativante da pergunta "Are you looking for fun?" combina as alegrias do lazer social vivido no tempo livre e a excitação evocada pelas composições com a noção de recreio como uma zona frenética de atividade económica participada por negociantes, colecionadores e artistas ansiosos por interagir com as paisagens genéricas mas algo exóticas das feiras de arte e inaugurações de exposições. A preguiça faz cócegas, a cobra desliza e o macaco atua. O marchand pode ter a tarefa de encantar o colecionador com o objetivo de aumentar a notoriedade e o ganho financeiro, mas, tal como Lázaro Matos na criação da sua série, tem prazer no processo de negociação de uma rede de esforços sociais, impulsionado por um desejo cuja moeda está enraizada no instinto animal de competir, prevalecer e jogar. Além disso, o esquema de cores dos banners publicitários, que correspondem aos códigos de cores azul e amarelo que significam as mensagens enviadas e recebidas pelos utilizadores que procuram sexo casual na aplicação online de encontros Grindr, mergulha a pergunta "Are you looking for fun?" num tom licencioso que atravessa esta tapeçaria para sugerir satiricamente que estas interações não são apenas comparativas com as estratégias de sedução utilizadas pelos utilizadores para garantir um encontro sexual, mas fundamentalmente transacionais. No contexto do lazer, nada é tão emocionante como um engate, mas no domínio dos negócios nada é tão fascinante como a ultrapassagem da concorrência, a negociação financeira e a antecipação das listas de espera que muitas vezes envolvem a aquisição de uma obra de arte. Confundir os dois, onde corpos e mercadorias são barganhados e anunciados para consumo, define o sucesso da relação transacional ou a serenata de um divertimento determinado por um truque performativo ou habilidade acentuada pela noção de prática, e distingue o valor como dependente da intensidade da experiência e da negociação dentro dessa troca; quanto mais difícil a obtenção, maior a "diversão": evocando a noção de um circo, um macaco gaba-se de ter conseguido fazer um pino enquanto fumava um cachimbo, preguiças e esquilos aprendem intuitivamente a como usar os seus corpos em seu benefício, tal como as aranhas para dominarem as teias, surfistas antecipam truques e manobras em ondas que se avizinham, e uma figura que pratica ioga olha para um casal que fornica, enquanto a natureza permutável e mutável da forma da narrativa coalescente com a criação de imagens, em que um farol capta o orgasmo de um falo e as linhas costeiras definem a perna aguda de um piano ou um cobertor para cobrir um homem adormecido, hábil na ilusão e no engano, proporciona uma experiência imersiva para o espetador que se equipara à noção de publicidade com a de venda de um sonho. Descrevendo uma ficção que é impossível de alcançar na realidade, os aviões estão proibidos de fazer truques enquanto transportam cartazes publicitários devido ao perigo de um acidente; atuando como um precursor suspenso da ameaça iminente de catástrofe, quer se trate da devastação da paisagem em consequência da erupção de um vulcão, do declínio do mercado da arte ou de um acidente embaraçoso no quarto, o fim literal do "divertimento" ou da emoção do comércio representado no divertimento é inconscientemente antecipado, dado que o impacto apocalítico do cometa auto-implodido do capitalismo acabará por obliterar tudo o que engloba no seu rasto. Charlotte Norwood, 2023 (tradução de Eládio Cardoso)


Entrada actualizada el el 04 oct de 2023

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