Descripción de la Exposición
A Galeria Jaqueline Martins apresenta "Distant Waters", a primeira exposição do renomado artista libanês Charbel-joseph H. Boutros no Brasil. O conjunto de trabalhos exibidos, entre esculturas, instalação e performance, transformam a galeria em uma grande instalação de diversas mídias, onde obras independentes passam a gerar inter-relações complementares, espelhamentos e intersecções. A prática de Boutros centra-se na produção de situações experienciais que oferecem ao público ambientes imersíveis que engajam ativamente a percepção e a memória. Grande parte dos trabalhos presentes nesta exposição foram exibidos em uma grande individual dedicada ao artista entre julho e setembro no Palais du Tokyo, em Paris.
Manipulando tanto o palpável quanto as áreas imperceptíveis de nosso espaço-tempo, o artista expressa existências frágeis e ausências através de gestos sobre os interstícios da vida diária e do ambiente. Em algumas de suas obras, ele capta fenômenos universais, tais como a materialidade impossível da noite ou, inversamente, a ação do sol, do ar, e das nuvens. Seus trabalhos tentam, melancolicamente, dar uma forma de presença para uma ausência permanente.
A exposição reflete ainda o caráter performativo da obra do artista, o seu poder de atuar sobre o domínio cognitivo, sensorial e afetivo. Dada a natureza fragmentária e a carga simbólica dos trabalhos, estes apresentam inúmeros pontos de derivas possíveis. Logo, o visitante é instigado a criar as suas próprias interpretações, associações e imagens mentais. Ao modular a apresentação e a proximidade entre elementos muito sóbrios, mas altamente alusivos, Boutros explora analogias latentes e oscilações entre o visível e o invisível.
Como um artista libanês, que nasceu na guerra, sua arte não está envolvida em uma reflexão histórica e política explícita, mas é precisamente assombrada pela reflexão política e histórica.
Charbel-joseph H. Boutros vive e trabalha entre Beirute, Paris e Maastricht. Seu trabalho tem sido exibido na 12ª Internacional Bienal de Istambul, Palais de Tokyo, Vancouver Bienal, 3ª Bienal Bahia, Beirut Art Center, MAM-BA Museu de Arte Moderna, Fons Welters Gallery, Cinza Gallery Noise, Galeria Jaqueline Martins e LISTE.