Descripción de la Exposición
A 3+1 Arte Contemporânea tem o prazer de apresentar "(dis)assembly", uma exposição individual de Sam Smith.
O trabalho de Sam Smith analisa a linguagem do cinema e a sua relação com as ecologias políticas e materiais. Trabalhando entre médiuns (vídeo, escultura, performance e instalação), a prática de Sam Smith aborda a relação entre mundo técnico e mundo natural, sujeito e objecto, de um ponto de vista híbrido. Os dispositivos técnicos são mostrados fora da sua imagem reificada, partilhando materialidade e sensorialidade em consonância com o universo orgânico fora do frame.
Na exposição "(dis)assembly", o artista amplia as suas pesquisas sobre as formas narrativas do vídeo, os aparelhos envolvidos na captura e produção de imagens em movimento, e os impactos geológicos dos media tecnológicos. A mostra é composta por vídeos, objetos e uma série de dez gravuras digitais pintadas com pigmentos terrosos. Pela primeira vez, Earth Return - feito em colaboração com Ama Josephine Budge e April Lin 林森 e inicialmente concebido para apresentação online - será reconfigurado como uma instalação vídeo de multicanal. Em sincronia com os temas ecológicos e geológicos de Earth Return, o filme de 2021, Capture, estabelece um elo entre as esferas natural e tecnológica, desconstruindo uma câmara de vídeo digital e analisando cientificamente cada peça a um nível elementar. O trabalho de Sam Smith combina filme experimental e ficções especulativas com dados históricos e analíticos, expondo a maneira como as imagens em movimento são construídas, manipuladas e utilizadas.
Exposición. 31 oct de 2024 - 09 feb de 2025 / Artium - Centro Museo Vasco de Arte Contemporáneo / Vitoria-Gasteiz, Álava, España