Descripción de la Exposición
Na sua maior instalação até hoje, a artista Diana Policarpo explora múltiplos media, entre os quais áudio e filme, para criar uma experiência envolvente – uma sensação de estarmos dentro do oceano e de o pensarmos através do seu interior.
Diana Policarpo (n. Lisboa, 1986) é uma artista visual e compositora que explora temas como as políticas de género, as estruturas económicas, a saúde e as relações interespécies, através de uma investigação interdisciplinar.
Ciguatera é uma instalação de grande escala que partiu de uma viagem de investigação às Ilhas Selvagens. As enormes esculturas em forma de rocha enchem a galeria com as vozes da ilha e dos seus habitantes, evocam o lugar de cada um nas histórias e mitologias do arquipélago.
O título refere-se ao envenenamento que ocorre após a ingestão de peixe contaminado com ciguatoxinas. Neste projeto, a artista inspira-se tanto na ciência como na ficção científica para criar narrativas que são simultaneamente factuais e fictícias, criando um ambiente visual e sonoro envolvente.
Ciguatera é uma coprodução da TBA21-Academy, Veneza, e do CAM, em colaboração com o antigo Instituto Gulbenkian de Ciência.
Exposición. 16 abr de 2025 - 11 may de 2025 / Centro Botín / Santander, Cantabria, España
Formación. 08 may de 2025 - 17 may de 2025 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España