Inicio » Agenda de Arte

Deslocamentos, Os Desenhos de Cadão Volpato

Exposición / Galería Pilar / Rua Barão de Tatuí, 389 - Santa Cecília / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Ver mapa


Cuándo:
15 oct de 2013 - 01 nov de 2013

Inauguración:
15 oct de 2013

Organizada por:
Galería Pilar

Artistas participantes:
Cadão Volpato
Etiquetas
Artes gráficas  Artes gráficas en Sao Paulo 

       


Descripción de la Exposición

O escritor, músico e jornalista revela seu lado plástico em desenhos que flertam com a literatura e a filosofia.

 

A Galeria Pilar apresenta a partir de 15 de outubro de 2013, às 19h, a exposição Deslocamentos, Os Desenhos de Cadão Volpato, que revela o lado plástico do escritor e músico. A mostra, que reúne 80 desenhos de traços finos criados em nanquim e aquarela, é uma espécie de reflexão sobre uma pergunta clássica: 'Para onde caminha a humanidade?'.

 

Segundo o artista, os trabalhos foram surgindo em meio a atividades do cotidiano, entre leituras esparsas, imagens da internet e até mesmo pedidos expressos, como esse, de uma amiga: 'Por que você não desenha um homenzinho com uma corda nas costas, como se fosse um boneco mecânico?'. À primeira vista, eles lembram a linha elegante de Saul Steinberg e o humor de Jean-Jacques Sempé, duas das influências do Volpato desenhista.

 

Os personagens de Deslocamentos - homens, mulheres, crianças, animais, gente conhecida ou não, como o dramaturgo Luigi Pirandello e o poeta Garcia Lorca, o pintor Pablo Picasso e o diretor e ator Charlie Chaplin - caminham em um mundo à parte, como se todos se movessem para a mesma direção. São obras com um quê de surrealismo, que flertam com a literatura e a filosofia, e cujo espírito já estava presente na obra de Volpato em outros gêneros.

 

Cadão Volpato nasceu em São Paulo, em 1956. Escritor, músico e jornalista, publicou o primeiro livro de contos, Ronda noturna, em 1995, pela editora Iluminuras. A ele se seguiram três volumes no mesmo gênero, Dezembro de um Verão Maravilhoso (1999), Questionário (2005) e Relógio sem Sol (2009), todos pela mesma editora. Iniciou a carreira de músico como vocalista da banda paulistana Fellini, que lançou seis independentes entre 1985 e 2010. Eterno sucesso de crítica, o grupo foi pioneiro na ligação entre rock e samba. Algumas das canções de Volpato foram gravadas por Chico Science, DJ Dolores e Stella Campos. O artista tem um disco solo, Tudo que eu quero dizer tem que ser no ouvido, lançado em 2005. Em 2011, publicou o infanto-juvenil Meu Filho, Meu Besouro (Cosac Naify), poemas ilustrados pelo autor. E em 2013 saiu seu primeiro romance, Pessoas que Passam pelos Sonhos (também pela Cosac Naify).

 


Imágenes de la Exposición
Cadão Volpato

Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?
Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor.
ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.
Recomendaciones ARTEINFORMADO

Premio. 17 sep de 2024 - 27 nov de 2024 / España

VII Puchi Award

Ver premios propuestos en España

Exposición. 12 nov de 2024 - 09 feb de 2025 / Museo Nacional Thyssen-Bornemisza / Madrid, España

Gabriele Münter. La gran pintora expresionista

Ver exposiciones propuestas en España