Descripción de la Exposición
Desejo de Potência
Helena Lopes expõe na Casa Thomas Jefferson sua mais nova produção em pintura e gravura e seus experimentos com a impressão fine art
Na próxima sexta-feira, 2 de outubro, a partir das 18h, será inaugurada a mostra “Desejo de Potência”, de Helena Lopes, na Galeria de Arte da Casa Thomas Jefferson da 706/906 Sul. Com curadoria de Graça Ramos, a artista visual apresenta 28 trabalhos inéditos, 14 pinturas em acrílico sobre tela e 14 gravuras - oito serigrafias e quatro impressões em fine art. A exposição fica em cartaz até o dia 30 de outubro, com visitação de segunda a sexta, das 9h às 21h, e sábado, das 9h às 12h. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos.
Helena Lopes ganhou notoriedade no cenário das artes visuais brasileiras com suas gravuras em metal. Desde 1990, expõe no Brasil e no exterior e suas obras fazem parte de acervos importantes, privados e de instituições, como o Museu Nacional da República. Os trabalhos apresentados em Desejo de Potência são o resultado da busca por soluções que permitissem à artista dar continuidade ao processo criativo, passando por cima de limitantes e utilizando as limitações como matéria prima para suas obras.
Graça Ramos, curadora da mostra, fala de Desejo de Potência como uma necessidade da artista em superar desafios decorrentes da impossibilidade de realizar alguns movimentos com as mãos. No princípio, a artista se esforçou para estruturar com a régua e o lápis formas geométricas, o que resultou em pinturas controladas. A energia das cores - vermelho, laranja e amarelo - se sobrepôs e movimentos nasceram orgânicos, ainda ancorados no geométrico, como se ela reivindicasse a solidez desinforme de quadrados e retângulos.
No final de 2013, Helena Lopes teve um problema com o braço direito que sinalizava que iria perder a força, o que a impossibilitaria de desenhar ou gravar, uma de suas muitas especialidades. No início de 2014, começou a segurar um pequeno pincel. “Reformei o atelier, grampeei as telas na parede e comecei a pintar com os dedos e com o pequeno pincel e fui me envolvendo com um prazer indescritível”, conta. O trabalho, então, foi tomando corpo e cor. “Muita cor. Cor do prazer de achar um caminho”, completa.
Exposición. 09 ene de 2025 - 14 feb de 2025 / Galeria Leandro Navarro / Madrid, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España