Descripción de la Exposición
A exposição pode ser vista como uma reflexão sobre a condição típica da arte em nosso tempo: baseia-se em um processo de desconstrução que desloca a atenção da representação para as linguagens artísticas e as experiências estéticas atuais, apropriando-se de obras-primas da história da arte italiana.
O percurso desenvolve-se em momentos diferentes. O primeiro identifica algumas obras de arte de autores famosos, reproduzidos em muitos contextos, desde livros escolares, guias de museus até cartões postais. No caso deste evento, trata-se da Deposição (1528) de Pontormo (1494-1557), preservada na igreja de Santa Felicita em Florença e da Deposição (1602) de Michelangelo da Caravaggio (1571-1610), hoje na Pinacoteca Vaticana. Estas são obras com o mesmo tema, a descida do corpo de Cristo no sepulcro, que, no entanto, são considerados os vértices de dois movimentos artísticos opostos: Maneirismo e Naturalismo.
No segundo momento, as duas obras são transformadas em modelos digitais tridimensionais gerados por um programa de computador que os reproduz através de uma rede de pontos.
A terceira fase da produção envolve a intervenção da mão humana. A imagem da rede produzida pelo computador é projetada em papel na escala da pintura original e é desenhada com a tinta preta em um paciente e vagaroso exercício de interpretação manual, semelhante ao do gravador que traduzia em preto e branco as grandes pinturas do passado, antes da invenção da fotografia. Porém, com resultados bem diferentes.
A partir da condição tecnológica contemporânea, Cesare Pergola critica as noções de desenho, cópia, modelo. Como todo artista verdadeiro, ele se apropria de técnicas nascidas no campo da prática e usa-as de forma subversiva para torná-las ocasião para uma nova experiência estética.
Exposición. 19 nov de 2024 - 02 mar de 2025 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España