Descripción de la Exposición
A presente exposição resulta do projeto concursal “Expo’98 no Porto”, tendo sido selecionada por um júri independente da equipa artística da Galeria Municipal do Porto.
Os desenvolvimentos sociais e económicos do final do século passado desencadearam, à entrada do terceiro milénio, uma série de condições que se mostram fundamentais para questionar o optimismo anunciado pela globalização. Depois do Estouro propõe uma reflexão sobre paradoxos das suas consequências, paralelamente desafiando noções de manipulação do tempo. As obras apresentadas foram produzidas no final da segunda década do século XXI por treze artistas que cresceram em Portugal e viveram a sua infância na década de 90.
Nos formatos da fotografia e cinema expandido e em torno de relações entre o documentário, realidade e ficção, os trabalhos incidem sobre questões da humanidade, do espaço físico e do tempo. Numa geração caracterizada pela disseminação da cultura digital, na qual os artistas, e outros agentes culturais, recorrem a novas tecnologias para produção e circulação dos seus conteúdos, torna-se necessário pensar a natureza ontológica da imagem. As particularidades que surgem desta influência geracional são directamente transpostas em obras de arte, que serão de maior importância para reflectir sobre um período passado.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España