Descripción de la Exposición
O problema principal da minha pintura é a luz.
Gerard Richter
Durante sua jornada por vales, encostas, desertos e planícies atravessando as Américas, o artista-viajante Cleverson Oliveira interrompia sua caminhada em alguns momentos e empilhava pedras. Das maiores às menores, o gesto remonta a tradições pré-históricas, quando um local era marcado como túmulo de alguém que inspirasse compaixão, assim como a construção de altares onde seriam oferecidos sacrifícios. Sobrepor pedras umas às outras traz a intencionalidade primeva de se modificar a natureza, de demarcar um ponto de passagem físico ou espiritual criando sobre um território natural uma paisagem modificada.
O trajeto feito por Cleverson, adentrando o Norte do México pelo Texas, numa região desértica e sagrada chamada pelos nativos huichóis de Wirikuta (donde nació el sol y se originó el mundo), e caminhando pela Cordilheira dos Andes na fronteira entre o Chile e a Argentina até as planícies de Uruguaiana, no Sul do Brasil, oferecia uma sequência infindável de paisagens, capturadas por dois aparelhos: seus olhos e uma câmera fotográfica, a mesma que usava para registrar cenas e paisagens de Nova York.
Exposición. 31 oct de 2024 - 09 feb de 2025 / Artium - Centro Museo Vasco de Arte Contemporáneo / Vitoria-Gasteiz, Álava, España