Descripción de la Exposición
A produção em desenho de Inez Teixeira tem permanecido na sombra de um percurso cuja face visível e reconhecível é a pintura. E é, eloquentemente, da sombra que este amplo, diverso e desconcertante conjunto de desenhos desponta para revelar uma particular sensibilidade à emergência da imagem como negativo, decalque, vestígio.
O conjunto de desenhos reunidos na exposição Degelo, realizados durante um extenso período de tempo, inédito na sua quase integralidade, revela um programa de pesquisa livre de constrangimentos formais e um entendimento do desenho como prática processual e experiencial.
Da exposição constam cerca de uma centena de desenhos, sobretudo organizados em séries, pontuadas por surpreendentes exceções, e um singular conjunto de pequenas esculturas em que a artista integra pedras encontradas no espaço natural.
Oportuna, claro, coincidente com o tempo presente — pela inquietação e o desassossego que translucidamente cobre —, a exposição revela um modo operativo e uma conceção do mundo de matriz romântica. A ideia pela sensação, o exterior pelo interior, a representação pela contemplação, a forma pelo orgânico — um forte sentido de atração por um mundo cujas forças nos impelem, nos interpelam, mas que não compreendemos completamente. A falta de algo, uma profética e infinita incompletude, a experiência do mundo e de si no mundo sem distância e sem limites.
Nuno Faria
----------------------------------------
Inez Teixeira (1965) vive e trabalha em Lisboa. É licenciada em História da Arte pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa. Participou, em 2010 e 2014, em residências artísticas na Cité Internationale des Arts Paris, Institut Français (com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian). A sua obra tem sido representada em exposições individuais e colectivas desde 1992 e em diversas colecções públicas portuguesas.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España