Descripción de la Exposición
A exposição Decupagem, de Iole de Freitas, está em cartaz pelos últimos dias, podendo ser visitada gratuitamente até sábado, dia 29 de maio, no Instituto Ling, em Porto Alegre, ou online, no site do centro cultural (www.institutoling.org.br). Com curadoria de João Bandeira, a mostra cronológica reúne 29 obras e 90 documentos que refazem o percurso da artista plástica mineira em mais de 40 anos de atuação.
Para garantir a segurança de todos durante a pandemia, a visitação está sendo feita somente com agendamentos pelo site da instituição, permitindo o acesso de grupos de até cinco pessoas por vez. Há horários sem mediação de segunda a quinta-feira, das 14h às 19h, e com mediação na sexta-feira, às 16h30 e 18h30, e no sábado, às 15h, 16h30 e 18h30.
A mostra contempla desde os primeiros trabalhos da artista mineira, criados na década de 1970 em Super 8; passando pelas investigações do espaço real, que buscavam a integração das obras com o ambiente arquitetônico na década de 1980; e pelas produções mais recentes, em estrutura de aço inox recortado. Há ainda esculturas em diversos outros materiais, como fio de cobre e latão, além de fotografias, maquetes e desenhos.
A exposição itinerante estreou em 2018 no Instituto de Arte Contemporânea de São Paulo, o IAC, e ocupou também a Casa Firjan, no Rio de Janeiro, em 2019. Em Porto Alegre, a mostra cronológica chega com três novas obras, sendo uma delas inédita, criada no início de 2020, em aço inox com pintura artesanal, especialmente para ocupar a galeria do Instituto Ling.
Para receber o público, o Instituto Ling segue rígidos protocolos sanitários definidos a partir dos regulamentos e orientações emitidos até o momento pela Organização Mundial da Saúde, autoridades nacionais, estaduais e locais, bem como recomendações de profissionais da área da saúde do Hospital Santa Casa de Porto Alegre, que prestou consultoria para o Instituto Ling. O guia completo que detalha os cuidados da instituição para prevenir e reduzir a disseminação do coronavírus pode ser conferido em https://institutoling.org.br/explore/covid-19-guia-de-regras-para-acesso-e-visitacao-ao-instituto-ling.
A exposição é uma realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens, Fitesa e America Tampas.
SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL E ONLINE – ARTE
Exposição Decupagem
Artista: Iole de Freitas
Curadoria: João Bandeira
Período de visitação: de 4 de fevereiro a 29 de maio de 2021
Local: Galeria do Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Horários sem mediação: de segunda a quinta-feira, às 14h, 15h, 16h, 17h, 18h ou 19h
Horários com mediação: sexta-feira, às 16h30 ou 18h30, e sábado, às 15h, 16h30 e 18h30
Gratuito, mediante agendamento prévio pelo site www.institutoling.org.br
A visitação também pode ser feita virtualmente, através de um vídeo disponível no site do centro cultural
As visitas presenciais têm duração de 60 minutos. Os encontros serão guiados pela equipe do programa educativo do centro cultural e podem incluir também uma visita às obras do acervo permanente de arte contemporânea do Instituto Ling. Após o agendamento da visita, o público receberá a versão digital do catálogo da exposição por e-mail.
Sobre a artista
Iole de Freitas produz e expõe seu trabalho artístico desde 1973. Sua trajetória está amplamente documentada em publicações e textos de renomados críticos de arte. Participou da 9ª Bienal de Paris (1975), da 15ª Bienal de São Paulo (1981) e de muitas outras mostras coletivas importantes, entre elas a Documenta (Kassel, 2007), além de realizar exposições individuais e instalações de grande porte no Brasil e no exterior, como no átrio da Fundação Iberê Camargo (2008) e na Pinacoteca do Estado de São Paulo (2010). Além de Decupagem, O Peso de Cada Um (MAM-RJ, 2015) e Dobradura Curva (Galeria Raquel Arnaud, São Paulo, 2017) são algumas de suas individuais mais recentes.
Sobre o curador
João Bandeira foi coordenador de Artes Visuais do Centro Maria Antonia da USP, em São Paulo (2005 a 2016), e atualmente dirige o Espaço das Artes da ECA-USP. Escreveu textos para exposições de artistas como Waltercio Caldas, Regina Silveira, Jac Leirner, David Batchelor e Terry Winters e curou mostras de, entre outros, Evgen Bavcar (Itaú Cultural, 2003), Cildo Meireles, Nuno Ramos (Maria Antonia, 2012), Lina Bo Bardi (Sesc Pompeia, 2014), Décio Pignatari (Galeria Millan, 2017), Geraldo de Barros, Rubens Gerchman e Antonio Dias (Sesc Pinheiros, 2018).
Formación. El 30 ene de 2025 / Fundación Juan March / Madrid, España