Descripción de la Exposición
O projeto concretizado na exposição “De casa para um mundo”, teve origem numa ideia de Sobral Centeno e Manuel Cabral, tendo sido posteriormente desenvolvido sob a curadoria de Fátima Lambert. O desafio consistiu na constituição de uma rede de criação de obras entre autores de diferentes áreas expressivas: 15 escritores e 15 artistas plásticos, a que se associaram, numa segunda fase, 5 designers e, finalmente, 15 compositores.
A vontade e a energia destes autores superaram as contrariedades. As parcerias demonstraram ser um gerador de vontades e encantamento do mundo. Os artistas concretizaram as suas peças bidimensionais a partir das 15 palavras enviadas pelos escritores e poetas.
Os 15 mundos de 15 escritores conversam com 15 artistas. Das palavras, dos pensamentos e dos atos resultaram 15 obras imprevistas, desafiando o afastamento físico e os condicionalismos impostos.
Depois a música associou-se ao projeto, numa sugestão de Paula Freire, que se traduziu no convite aos 15 compositores que, por sua vez, conceberam breves peças musicais.
A participação dos 5 designers convidados – Beatriz Horta-Correia, Francisco Providência, Joana Machado, Miguel Gaspar e Nuno Sá-Coutinho – expressa-se nas 5 imagens pensadas para divulgação deste projeto interartes. São imagens sozinhas que viajam acompanhadas de casa para um mundo…
Exposición. 13 jul de 2021 - 30 jul de 2021 / Centro de Língua Portuguesa/Camões, I.P. - Vigo / Vigo, Pontevedra, España
Exposición. 01 ago de 2020 - 31 dic de 2020 / Fundação Bienal de Cerveira - Forum Cultural / Vila Nova de Cerveira, Viana do Castelo, Portugal
Formación. 08 may de 2025 - 17 may de 2025 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España