Descripción de la Exposición
Como proposta de ativação da exposição coletiva "Das espumas querer salvar uma ruína", que reúne pintura, objeto e fotografia dos artistas representados - Arthur Arnold, Edu Monteiro, Hal Wilson, Jan Kaláb, Marcela Gontijo, Marcos Roberto, Mateu Velasco, Paulo Vieira, Tinho, Viviane Teixeira e Xico Chaves - a galeria Movimento recebe a instalação "Pássaro que canta na gaiola descreve as nuvens lá fora" do artista Mateu Velasco.
Ocupando a lateral do salão da nova casa da galeria Movimento na Gávea, a instalação de Mateu Velasco, propõe através de pinturas e desenhos, projetar significados e significações a partir de ambientes capturados pelo artista durante seus deslocamentos virtuais ao longo dos últimos dois anos na plataforma do Google Street View. Como descreve o artista: "Nos últimos dois anos percorri distâncias enormes dentro do Google Street View, coletando paisagens e memórias achatadas pelos pixels do monitor. Usando apenas material de construção, procurei resgatar o que foi apropriado pelo virtual. Compensados de madeira, tinta para piso ou automotiva, pincéis de parede. Como que para reconstruir o que foi tomado, fosse necessário construir uma realidade tangível."
A instalação apresenta trabalhos em preto e branco que atravessam a relação entre figura, fundo e mancha, ocupando a fronteira entre pintura e ilustração. Mateu nos introduz um simulacro de ruínas e paisagens, que é materializado em um espaço como de quem "descreve" uma percepção do universo físico-virtual que pode ser experienciada nesta instalação.
“Das espumas querer salvar uma ruína”, verso do poeta francês Stéphane Mallarmé, vem de encontro com o pensamento voltado para os esquemas de ordem e acaso, que se equilibra entre esses dois conceitos para refletir sobre um tempo que já nasce em sua própria ruína, levantando a pergunta: quem somos nós diante do contemporâneo?
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España