Descripción de la Exposición
João Silvério escreve sobre DANGEROUS LOOKING-BACK: "Na obra de Mel O’Callaghan persiste um movimento de auscultação em torno da resistência humana perante o sentimento de perda. Não existe uma procura determinada sobre os mecanismos desse acto resistente, ou sequer uma aproximação às suas causas. O acto que prefigura a resistência é por si só uma condição de possibillidade de nos confrontramos com a absurdidade, enigmática e por isso incompreensível enquanto dado da experiência. [...]
O título da exposição, DANGEROUS LOOKING-BACK, pode conduzir-nos a uma pista sobre [a] estratificação da condição humana, referida nas palavras de Friedrich Nietzsche numa passagem da obra "Assim Falava Zaratustra" que estabelece uma conexão entre o que se vê e o que o nosso imaginário projecta sobre o avesso da face que, dando-se a conhecer, permanece apartada da palavra que a pode designar. Sob este aspecto, a exposição constitui uma linha de pensamento e de pesquisa em que a artista constrói uma ligação, e não uma narrativa, entre diferentes tipologias de resistências materializadas sob diversos meios de expressão artística, tais como um vídeo, uma série de máscaras moldadas em gesso e um conjunto de pinturas sobre vidro acentuadamente escultóricas. [...]
Nestas obras, o corpo é um lugar de revelação/ocultação de memórias, de actos e de celebrações que pressentimos numa relação próxima e íntima com a sua humanidade corpórea. [...] (exerto do texto "Memória e Resistência" de João Silvério, Nov. 2015)
Exposición. 19 nov de 2024 - 02 mar de 2025 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España