Descripción de la Exposición
O formato globalmente estabelecido da telenovela diária também é extremamente popular na India. Cada episódio das séries da TV que vão para o ar diariamente tem temas retirados da vida quotidiana e do mundo dos relacionamentos, e invariavelmente têm um enredo aberto, cujo objetivo é maximizar o envolvimento do espetador. No geral, as séries não se ficam pelos finais felizes mas ao invés terminam com destaque aos conflitos existentes na trama, na sua maioria, por parte das famílias dos protagonistas e do seu universo privado. Isto aumenta a tensão até um clímax e, assim, abre o apetite do público para assistir ao próximo episódio também. Os custos de produção destas séries de conteúdo trivial são geralmente baixos, em parte porque a ação ocorre sempre no mesmo lugar com o mesmo cenário.
As cenas passadas nestas séries geralmente são representadas nas salas privadas das personagens, que são instalados como cenários de construção fixa nos estúdios da gravação. Os mobiliários destes espaços podem ser vistos como um espelho que reflete o gosto dos aspirantes a classe média e média alta da Índia. O mobiliário e a decoração têm um valor referencial e são uma representação, num tom monótono, em acentuada forma, dos gostos contemporâneos em design de interiores e nas modernas tendências de estilos de vida. Salas de estar reais servem normalmente como modelos para estes cenários.
O meu trabalho fotográfico Daily Constructionsfaz deste mundo o seu tema, documentando estas reproduções televisivas. A ilusão de uma suposta realidade é eliminada pelo facto de que estas reproduções se identificam como tal. Ao mostrar mais detalhes do que os que vemos nas filmagens, as armadilhas da produção tornam-se visíveis nas fotografias. Edifícios sem teto, elementos para fazer sombra ou iluminar uma cena, refletores, tripés e fundos unidimensionais para destacar a arquitetura do cenário.
Entre a população da Índia ainda se verifica uma ampla classe baixa, para quem um ambiente deste tipo continuará a representar uma ilusão inatingível ao longo das suas vida. No entanto, as oportunidades para a classe média e superior, de obter maior prosperidade material tem vindo a crescer há já alguns anos. As duas séries de TV nas quais eu me foco, produzidas pela empresa Vandana Film Enterprise em Kolkata – Dwiragaman (um termo Bengali que descreve o fim oficial de uma cerimônia de casamento tradicional no seu oitavo dia) e Tumi Asbe Bole ("Volta para mim") – retratam duas posições-chave na criação de identidade entre a população da Índia e revelam o estado de tensão dinâmica que está cada vez mais em voga na sociedade indiana, no seu processo de desenvolvimento global: uma atitude tradicional e conservadora que pode ser percecionada através dos interiores em Dwiragamane um estilo de vida orientado para um sentido ocidental de modernidade, que pode ser visto no mobiliário em Tumi Asbe Bole.
Exposición. Desde 15 sep de 2017 / Antigo Edificio da Estação de Caminho de Ferro / Braga, Portugal
Exposición. 19 nov de 2024 - 02 mar de 2025 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España