Descripción de la Exposición Dando continuidade ao projeto LX92, KUNSTHALLE São Paulo convida o artista suíço Andreas Marti (Zurich, Suíça. 1967) para apresentar a exposição Cutting the Detour. A investigação da realidade não é apenas uma questão da ciência, mas também um vasto campo de possibilidades para discussões e abordagens nas artes plásticas, pois desde os primórdios a representação da realidade, através de meios artísticos, é um dos objetivos da arte. Dessa forma, Andreas Marti disseca a realidade através de meios precisos, como um cientista em busca se suas pesquisas e investigações. Transitando entre as esferas da arte conceitual e minimalista, e incorporando características dos procedimentos científicos, o artista cria para a exposição Cutting the Detour objetos e instalações que dialogam com a arquitetura do espaço expositivo e enfatizam aspectos geralmente ignorados. Para Marti interessa descobrir quais as possibilidades que a arquitectura do espaço expositivo oferece e criar assim objetos que se relacionem com ela dentro das leis da física, levando em consideração conceitos de construção e engenharia. A instalação Den Sollwert anstrebend, der Standardabweichung nahe und dem Erwartungswert entsprechend II, feita com uma grande quantidade de papel amarrada a uma das colunas do espaço, enfatiza as propriedades dos materiais, tais como o limite até o qual eles podem ser exigidos, seus pontos máximos de tensão, gerando uma nova percepção no expectador. Já a obra Untitled (conceptual painting) discute a questão do peso real do material e aquele gerado pela sensação óptica da intensidade da cor preta. Dessa forma, a obra que consiste em uma pilha de papéis pintados com aguada de nanquim em um degrade do preto para o branco, surge como um objecto cuja base mostra-se muito mais pesada que seu topo, tanto pelo peso real mas também pelo sensação de leveza gerada pela tonalidade clara e pela presença do ar nos vãos gerados pela irregularidade do papel submetido às pinceladas da aguada. Outras duas obras apresentam-se ainda como pinturas conceituais realizadas nas paredes do espaço. A instalação a A Test of Tests é feita apenas com pigmentos coloridos inseridos em buracos perfurados nas paredes. Já a intalação Cutting the Detour - cujo título dá o nome à exposição - consiste em uma folha de borracha recortada em dois pedaços, o positivo, preso à parede, e o negativo, apoiado no chão. O recorte, feito a partir da silhueta da justaposição de uma colectânea de imagens tiradas da mídia, cria com o contraste da parede um desenho não inteligível, porém familiar. Outros desenhos podem ser vistos também em obras feitas com grafite sobre a parede e sobre papel, que assemelham-se a organismos microscópicos, muito frequentes em obras anteriores do artista.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España