Descripción de la Exposición
Na sua mais recente exposição, Cratera, Duarte Amaral Netto apresenta pela primeira vez a sua obra na Galeria Belo-Galsterer com a nova série de fotografias – Cratera – um mundo que parece mergulhado na escuridão.
O artista cria um universo encenado, com ambientes imersivos, focando objetos e situações do dia-a-dia conferindo-lhes uma estranheza que é reforçado pela iluminação, cénica e misteriosa, que transporta o observador para outro planeta ou um estranho novo mundo de um futuro talvez não tão longínquo...
(O texto da exposição será de Marta Alvim.)
-------------------------------------
Biografia resumida
Duarte Amaral Netto (PT, 1976) vive e trabalha em Lisboa.
Estudou Fotografia no Ar.co - Centro de Arte e Comunicação Visual, Lisboa, e obteve o European Master of Photography Mestrado do IED Madrid.
Recebeu o Grand Prix du 48ème Salon de Montrouge em Paris e foi nomeado para a 8ª Edição do BES Photo Award (2012).
“O trabalho de Duarte é um constante apelo à sugestão narrativa da imagem. Enquanto espectador, fica-se sempre com a sensação de que a imagem é apenas um indício de algo que se prolonga para além do que é representado, para além do momento único que é tornado visível’’ (Sérgio Mah, cat. Prémio BESPhoto 2012)
Amaral Netto ensina Fotografia no Instituto Politécnico de Tomar desde 2003 e é membro fundador da HÉLICE, associação que visa promover e divulgar projetos com base na fotografia.
O seu trabalho tem sido apresentado em várias exposições individuais e colectivas em galerias e museus em França, Espanha, Holanda, Alemanha e Portugal, entre outras.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España