Inicio » Agenda de Arte

corpo-pedra-corpo-terra

Exposición / Memorial Municipal Getúlio Vargas / Pça Luís de Camões, s/n | Glória / Rio de Janeiro, Brasil
Ver mapa


Cuándo:
09 jul de 2022 - 09 sep de 2022

Inauguración:
09 jul de 2022 / 10:00

Horario:
quinta a domingo, das 10h às 17h.

Precio:
Entrada gratuita

Organizada por:
Memorial Municipal Getúlio Vargas

Artistas participantes:
Cibele Nogueira

ENLACES OFICIALES
Web 

Correo electrónico
cibele.nogueira@gmail.com
Etiquetas
Fotografía  Fotografía en Rio de Janeiro  Fotomontaje  Fotomontaje en Rio de Janeiro  Objeto Artístico  Objeto Artístico en Rio de Janeiro 

       


Descripción de la Exposición

Cibele Nogueira, artista visual sergipana radicada no Rio de Janeiro, apresenta a exposição “corpo-pedra-corpo-terra”, de 9 de julho a 9 de setembro no Memorial Municipal Getúlio Vargas. Com curadoria de Shannon Botelho, a mostra, primeira individual da artista, reúne obras de uma série iniciada em 2020, durante uma residência artística na Casa da Escada Colorida. Os dez trabalhos em exposição são resultado de uma viagem à Paraty, onde a artista fotografou parte da Área de Proteção Ambiental de Cairuçu, região da Mata Atlântica. O recorte da natureza foi realizado pelo ato fotográfico e posteriormente posto em perspectiva pela manipulação das imagens, reconstruídas para além da memória, em uma ideação de paisagem, uma prospecção de existência para aquele lugar. Os trabalhos foram feitos a partir de colagens com fotos originais e papel metalizado. “A artista atravessa a beleza das imagens e sua estética sublime desfigurando a memória e engendrando outros espaços, reais ou não. A Mata Atlântica aparece rasgada, ferida, quase parodiando a realidade atual de abandono e descaso. Os recortes, texturas, cores e sobreposições minoram as áreas verdes da imagem – historicamente importantes paras as cenas de natureza. Os corpos se apequenam, imiscuem-se nas frestas, como se pudessem camuflar a própria presença. Sua pesquisa gira em torno da transformação/ destruição das paisagens e dos seres como um reflexo dos hábitos destrutivos da sociedade”, escreve Shannon Botelho no texto crítico. Em sua pesquisa artística, Cibele Nogueira (1988) reúne imagem, som e palavra em colagens, videoarte e instalações, transitando sempre entre o digital e o analógico. Em 2020 participou de três exposições coletivas: “O que o tempo faz com quem te habita?”, dentro do EEI ARTE na ArtRio; “Pendular”, com curadoria de Bia Petrus e Bernardo Bazani; e “Para além da orelha, tem um som”, com curadoria de Daniela Avellar. Em 2021 teve um trabalho selecionado no primeiro edital aberto no Lux Espaço de Arte (SP). Hoje, faz parte do grupo de artistas que ocupam os ateliês da Z42arte.


Imágenes de la Exposición
#014

Entrada actualizada el el 14 jul de 2022

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?
Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor.
ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.
Recomendaciones ARTEINFORMADO

Premio. 17 sep de 2024 - 27 nov de 2024 / España

VII Puchi Award

Ver premios propuestos en España

Exposición. 14 nov de 2024 - 08 dic de 2024 / Centro de Creación Contemporánea de Andalucía (C3A) / Córdoba, España

Estudios abiertos (I)

Ver exposiciones propuestas en España

Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Hito Steyerl. Tiempos líquidos, tiempos feudales

Ver cursos propuestos en España