Descripción de la Exposición
A mostra Copy-Art/ Xerox Art 80 anos- Coleção Baudot , com curadoria de Alexandre Murucci, celebra a Copy-Art, um movimento artístico mundial, criado por pioneiros nos anos 60 e que tornou-se global nos anos 80, continuando na era digital. A celebração, que acontece também em várias cidades do mundo, é liderada pelo colecionador internacional Jean-Claude Baudot com o apoio de Judith Cushman e artistas de todo o mundo e muitos profissionais que apoiaram entusiasticamente as atividades para comemorar este aniversário. A mostra conta com 300 obras de artistas brasileiros, como Anna Bella Geiger, Paulo Bruscky, Hudinilson Jr., Josias Benedicto, Tiago Duarte, Tadeusz Zielowski, e também de artistas internacionais.
A Copy-Art, que também pode ser chamada Xerox-Arte, Electrostática-Arte, Xerografia, Copiografia ou Arte electrográfica, começou globalmente na década de 1960, a seguir da invenção da primeira copiadora xerográfica, totalmente automatizado em 1959. Logo, artistas plásticos tomam este novo meio para criar reproduções não só em papel, mas também em madeira, platina ou tecido. As obras podem se desenvolver em volume, sob a forma de colagem ou cair na categoria do que foi chamado de arte postal ou arte do livro.
O ano de 2018 marca o 80º aniversário da primeira copiadora seca de Chester Carlson. A copiadora dos anos 60 e a arte gerada espontaneamente a partir de então capturaram o espírito dos tempos. Compartilhar essas obras impressionantes que subitamente se tornaram meios de produção acessíveis a um público de massa, deu voz ao descontentamento e irreverência dos artistas. A máquina permitiu uma arte que poderia ser feita e reproduzida facilmente. O seu potencial desencadeou experimentos nos Estados Unidos, principalmente na área da Baía de São Francisco, em Paris, Rio, Itália, Espanha e Alemanha e suas mensagens não estruturadas e facilidade de uso tornaram-se uma ferramenta que refletia as culturas de seu tempo.
Na década de 1970, Pati Hill (presente na coleção de Jean-Claude Baudot) é uma das primeiras artistas a testar uma copiadora IBM, com trabalhos apresentados no Centro Pompidou de Paris e no Museu Stedelijk em Amsterdã. Em 1976, a galeria La Mama, San Francisco apoiou uma cena importante da Copy-Art, que então se espalhou pelo Japão, Canadá, Itália. Depois Charles Arnold e Wallace Berman, e um dos primeiros a ter mostras com a Copy-Art e muitas mulheres artistas como Carol Neiman Heifetz, Helen Chadwick ou Sonia Sheridan (também na coleção de Jean-Claude Baudot), também, seguindo por nomes como Tim Head, Evergon ou David Hockney, em grandes museus do mundo. No Brasil artistas com Anna Bella Geiger, Paulo Bruscky, Hudinilson e outros foram pioneiros na experimentação através de máquinas copiadoras e suas obras estarão na mostra.
O Dictionary of Media Arts, por sua vez, iniciou esse movimento um pouco antes: "Geralmente distinguimos três gerações de copy art: 1950-1968, primeira geração (trabalho em preto e branco); 1968-1980, segunda geração (trabalho em cores e máquinas analógicas); 1980 e além, terceira geração (trabalho colorido e máquinas digitais)."
Actualidad, 02 oct de 2018
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