Descripción de la Exposición
Esta exposição corresponde ao segundo momento de uma ideia que se iniciou em 2016 e pretende ter continuidade: trazer para dentro da mostra permanente de cada uma das coleções do Museu Calouste Gulbenkian a presença e a realidade da outra. Este ano, o desafio foi lançado ao cineasta Joaquim Sapinho.
O percurso instituído pela sua narrativa refere-se ao exílio, ao «transporte» de uma casa e de obras de arte para outro país e à expressão de uma imensa confluência de culturas e civilizações na Coleção do Fundador, no modo de Calouste Gulbenkian viver através dela e para a sua constituição e salvaguarda. O visitante perceberá que a ideia duma coleção moderna e contemporânea obedeceu à vontade, já não do fundador mas por si tornada contagiante, de continuar a colecionar e dar a ver, de ser «moderno» e de manter vivo um ideal civilizacional.
Esta exposição faz parte da programação do Jardim de Verão.
Actualidad, 07 sep de 2018
Portugal se prepara para la nueva temporada: media docena de exposiciones imprescindibles
Por Paula Alonso Poza
La primera quincena de septiembre trae algunos estrenos destacados, aunque la mayoría de espacios esperan unos días más para presentar sus apuestas. El protagonista de la rentrée lusa es, una vez más, ...
Exposición. 19 nov de 2024 - 02 mar de 2025 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España