Descripción de la Exposición
Este projeto expositivo consta de obras em som, em vídeo e em fotografias realizados entre 2013 e 2016 que deflagram as contaminações do subsolo e suas metáforas. A contaminação não pode ser confinada, pois, mesmo diluída e invisível, ela penetra nos seres vivos de diversas formas.
Um bom exemplo é a Praça Victor Civita, (atualmente fechada) que inspirou parte dos trabalhos apresentados. Nela funcionou por 40 anos o Incinerador Municipal de Pinheiros, com capacidade para a queima de 200 toneladas de lixo por dia, o que acabou por contaminar o solo de toda região.
O objetivo de “Contaminações” é ampliar a discussão sobre esta questão, não ficando somente no subsolo urbano, mas a expandindo para a educação.
Para isso, a artista Sonia Guggisberg usa jogos educativos infantis, próteses contaminadas e a história de espaços urbanos para construir suas obras.
Sobre as obras que integram o Projeto
· “Mercúrio”
Uma série de fotografias, feitas com mercúrio virgem em um jogo educativo de madeira deram origem a este trabalho. Ampliadas e montadas como um piso de verdade, o mercúrio aflora entre os pedaços de madeira. Trata-se de um metal líquido e inesquecível por sua condição de espelho, que se infiltra sem deixar resíduos visíveis.
· “Lost Sounds”
Apresentado em 2014 na Praça Victor Civita e pensado como uma ecologia de sons e ruídos, este trabalho apresenta o resultado de uma longa pesquisa sobre a história local. Tem o objetivo de recriar passagens sonoras sobre o dia-a-dia do incinerador municipal que contaminou o terreno no bairro de Pinheiros. “Lost Sounds” recria os sons dos restos do que foi incinerado e traz ao público uma experiência sonora específica. Nesta exposição “Lost Sounds” é um trabalho documental do site specific apresentado. Seus sons tomam conta de todo espaço expositivo reforçando o sentido do conjunto das obras apresentadas.
· “Jogo Sujo”
Inédito, “Jogo Sujo” é um vídeo feito dentro de um jogo educativo. Preenchido com mercúrio, vemos suas peças sendo movimentadas cuidadosamente enquanto o metal líquido se desloca. Todo cuidado é pouco, pois, o risco de contaminação é iminente.
· “Not for Human Use”
A série de 6 fotografias, montadas em alumínio, mostra modelos de próteses humanas contaminadas.
· “Ancorados”
Em vitrines de vidro repletas de água, jogos educativos em madeira são submersos, presos e ancorados em baixo da água.
Exposición. 13 dic de 2024 - 04 may de 2025 / CAAC - Centro Andaluz de Arte Contemporáneo / Sevilla, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España