Descripción de la Exposición
“CONFIANÇA”
O nascimento das grandes telas
Museu de Arte Sacra de São Paulo - MAS / SP, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com Metrô | Companhia do Metropolitano de São Paulo assume a programação das Vitrines MAS na Estação Trianon-MASP e inaugura a mostra Confiança, do artista plástico Rafael Hayashi, com 20 pinturas inéditas que marcam o início de um novo processo e possuem, em sua essência, “o frescor de novos caminhos por serem lugares onde deixo aberto as possibilidades com relação a forma, a novas técnicas e por não terem a obrigação de pertencerem a uma série específica. Possibilidades estas que não me permito nos trabalhos em geral”, explica o artista.
Os retratos, criados nos últimos quatro anos, aparecem rostos e personagens anônimos que, em sua maioria surgem de arquivos pessoais de amigos e conhecidos. São personagens desconhecidos ao artista. São personagens brasileiros, que é a fonte de interesse e pesquisa do artista.
Os trabalhos de Rafael Hayashi, na maior parte das vezes, são desenvolvidos em suportes de grandes dimensões. Mas, até a obra final que chega aos olhos do público, existe um processo pessoal que agora é exposto e é de onde surgem as pequenas telas. “São várias etapas que se amplificam muito nos grandes formatos. Realizar um trabalho ruim (seja ele em forma, composição ou uso das cores) ou que estejam fora da proposta que eu estou seguindo no momento faz com que olhar para a tela branca no começo do dia me coloque em um estado de paralisia. (...) Quero ser preciso e acredito que muito desta cobrança, comprometimento venha da minha descendência oriental e isto é algo que tenho que trabalhar todos os dias para, por um lado, superar pois arte para mim não tem que ter tantas amarras e por outro usar toda esta cultura ancestral e disciplina a meu favor” detalha o artista. EM suas pinturas, as formas surgem em meio à grandes massas de tinta, como se fosse modelada, a tinta é adicionada e removida com suas próprias mãos, criando volumes, movimento e luzes.
“São peças muito importantes para mim e pertencem ao meu acervo mais íntimo. São pinturas que talvez nunca viriam a público se não fosse o convite do Museu de Arte Sacra e do Metrô para esta mostra. Elas ficavam penduras nas paredes da casa dos meus pais e isto torna tudo ainda mais íntimo para mim. Como um caderninho de anotações”. Rafael Hayashi
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España