Descripción de la Formación
No contexto da exposição Utopia/Distopia, organizada pelo MAAT, esta conferência pretende promover uma reflexão crítica sobre o modo como as tecnologias digitais têm afectado a conceptualização e a vida das cidades. Como podem a arte e a arquitectura responder a esta condição incerta e instável?
Falar sobre o presente e o futuro das cidades implica, desde logo, discutir o que significa hoje espaço urbano. Para além de terem motivado evidentes mudanças nas práticas quotidianas, as tecnologias da comunicação transformaram radicalmente o modo como as cidades são reconhecidas, apropriadas e (re)desenhadas. A globalização da Internet e, mais recentemente, o fenómeno das redes sociais, reconfiguraram o espaço urbano, desdobrando-o em múltiplos territórios que coexistem e se confundem, numa crescente ambiguidade entre os domínios público e privado, real e virtual.
Estarão as novas dinâmicas socio-culturais a colocar em causa o papel do espaço público construído? Até que ponto deve a cidade ser entendida como uma sobreposição entre a realidade material e um imaginário colectivamente reinventado nas redes?
Temas da conferência
- Arquitectura contemporânea como utopia/distopia urbana
- Culturas em rede e o "direito à cidade"
- (I)literacia digital e exclusão social
- Arquitectura e iconografia urbana depois da Internet
- Arquitectura, tecnologia e incerteza
- Arte contemporânea como intervenção urbana na era digital
- Arte digital em espaços públicos
- Espaço urbano como realidade híbrida
Formación. El 26 may de 2017 / Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT) / Lisboa, Portugal
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España