Descripción de la Exposición
Com o objetivo de dar a conhecer criadores emergentes, o Concurso Novos Artistas apresenta até 2 de abril, na Galeria do Museu Bienal de Cerveira, os artistas Bruno Silva e Sebastião Castelo Lopes.
A pequena localidade de “Pego Negro” da freguesia de Campanhã, no Porto, dá nome à exposição de Bruno Silva. Com 38 anos, natural de Rio Tinto, o artista procura através da fotografia proporcionar um encontro com as fragilidades deste território rural e envelhecido. “Pego Negro pretende ser um ponto de partida e não é apenas sobre si. É também sobre a memória do local, sobre a sua erosão através do tempo e sobre a minha própria experiência, sobre a fotografia como meio e como as diferentes práticas podem afetar a nossa perceção visual”, explica o artista.
Já Sebastião Castelo Lopes, de 28 anos, natural de Lisboa, propõe uma conversa sobre a Arte e o Desenho através da exposição site specific “No céu todos, todos serão cegos”. Segundo o artista, o intuito é que a mostra levante questões como: “O que é isto que eu vejo? Porque está isto montado desta forma? O que é pedido ao espectador neste espaço? Qual é o papel do espectador na obra de arte?”.
De referir que a iniciativa é promovida no âmbito da candidatura “Fundação Bienal de Arte de Cerveira: a Arte Contemporânea integrada na sociedade e no mundo” (2020 – 2021 – Apoio Sustentado – Artes Visuais), que conta com o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes. As exposições do “Concurso Novos Artistas 2022” poderão ser visitadas até ao dia 2 de abril.
Exposición. 13 dic de 2024 - 04 may de 2025 / CAAC - Centro Andaluz de Arte Contemporáneo / Sevilla, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España