Descripción del Premio
E os vencedores Open Call internacional Artista MURO LX_21 são...
Juan José Surace com String Quartet
(Estreia absoluta em Portugal)
MOTS (Diogo Ruas e Jagoda Cierniak) com Florescer
(Estreia em Lisboa)
Rocket01 com The world is in your hands
(Estreia em Lisboa)
Atendendo ao número elevado de candidaturas – que mais do que quintuplicou desde 2019 - o júri do Open Call internacional Artista MURO LX_21 decidiu selecionar três vencedores, mais um do que o previsto, para esta 3ª edição do Open Call.
O já consagrado artista argentino Juan José Surace estreia-se em Portugal com o Open Call Artista MURO LX_21 e a proposta de intervenção String Quartet. Juan José Surace começou a sua carreira de artista como autodidata, tendo mais tarde encontrado na animação tradicional e 3D a sua vocação. Foi também realizador da curta-metragem La Confession de Saudi, que estreou em 62 festivais do mundo, tendo arrecadado 5 prémios internacionais. Desde 2017 Juan José Surace dedica-se às intervenções em espaço público, tendo pintado murais em Espanha, na Argentina, nos E.U.A. e em França. O artista descreve String Quartet como “um lugar de encontro, diálogo e compreensão entre culturas. Na composição vemos cinco animais de cinco continentes diferentes com instrumentos tradicionais de cada região, imersos numa improvisação musical que simboliza a possível união através da arte.”
A dupla MOTS, radicada no Porto, foi outra vencedora do Open Call Artista MURO LX_21, com a proposta Florescer, que marca a estreia de MOTS em Lisboa. A dupla MOTS é composta pelo pintor e ilustrador português Diogo Ruas, e pela fotógrafa e coordenadora de projeto polaca Jagoda Cierniak. A sua colaboração fundiu as suas abordagens individuais caracterizadas pela experiência de Diogo como artista urbano e o envolvimento de Jagoda em projetos artísticos e de cidadania. Em Florescer, MOTS apresenta as flores Vernonia Djalonensis, Markhamia Zanzibarica, Cattleya Labiata, Sunflower, Lotus e Gerbera Daisy, originárias da Guiné, Moçambique, Brasil, Ucrânia, Macau e Cabo Verde. “Estes são os países de origem da maior parte dos imigrantes em Portugal. De uma forma simbólica, queríamos representar os povos que fazem parte da nação, que fazem Portugal culturalmente mais rico, mas que ainda assim têm de enfrentar a luta de desigualdades sociais”, descreve a dupla MOTS.
Rocket01 é Cristopher Butcher, o artista urbano britânico também radicado no Porto que começou a pintar em spray em 1994 na sua terra natal, uma zona rural do norte de Inglaterra. Depois de explorar edifícios abandonados, estudou belas artes e iniciou a sua carreira enquanto artista, identificando como principais influências o mundo natural, as plantas, os animais, combinado com os desenvolvimentos científicos modernos e o amor pela ficção-científica. The world is in your hands é, segundo Rocket01, um desenho que cobre os temas do festival: “através de uma figura feminina forte, queria mostrar que o mundo, as suas nações, culturas e ambientes, estão realmente nas nossas mãos ao segurarmos o globo. Mas, ao envolver a figura em plantas, mostro que também estamos nas mãos da natureza. As plantas e as flores fazem parte de nós e confiamos profundamente nelas, isto é demonstrado através da ligação com o capacete. O grande círculo ilustra o ciclo da vida, a reciclagem, a reutilização, e os ambientes do céu e do espaço marinho terrestre. A mulher também usa dois distintivos, para a paz e para a reciclagem.”
Os três vencedores (ou coletivos de vencedores) recebem um fee de 6,300,00 € + IVA para implementar as suas intervenções em três empenas do bairro Casal dos Machados, no Parque das Nações, em Lisboa. Os artistas chegam à capital em meados de junho para realizar as intervenções.
O Open Call internacional Artista MURO LX_21 recebeu este ano 101 candidaturas, num total de 138 propostas, das quais 134 foram validadas e admitidas ao Open Call. No total, participaram 118 artistas de 20 nacionalidades (Alemanha, Angola, Argentina, Bélgica, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, França, Indonésia, Inglaterra, Itália, México, Peru, Polónia, Portugal, Rússia, Sérvia, Turquia, Uruguai – sendo os artistas portugueses, espanhóis e brasileiros mais predominantes).
Esta maior internacionalização do Open Call Artista MURO LX_21 vem confirmar a projeção internacional que Lisboa e a arte urbana têm ganho através do trabalho desenvolvido pelo MURO - Festival de Arte Urbana e pela Galeria de Arte Urbana da Câmara Municipal de Lisboa, ao qual se acrescenta o êxito inequívoco de artistas urbanos portugueses, que hoje são nomes incontornáveis no plano internacional, como Vhils, Bordalo II, Odeith e AddFuel, entre outros.
O Open Call Artista MURO LX_21 vai também ao encontro do tema escolhido para as intervenções vencedoras, que vão ser implementadas em três empenas do Casal dos Machados, no Parque das Nações: o núcleo da Multiculturalidade - as pessoas, as culturas, as nações e a riqueza da diversidade.
Com a temática O Muro que nos (re) úne, a 4.ª edição do festival MURO LX_21 dá relevo à força transformadora da arte urbana na nossa capital e ao encontro entre artistas, intervenções artísticas, comunidades e públicos. Cerca de 30 artistas nacionais e internacionais vão realizar intervenções nos três núcleos de programação definidos na zona do Parque das Nações: A Multiculturalidade, no Casal dos Machados, a Sustentabilidade na Av. Pádua e a Cultura Urbana no Parque Tejo, aos quais se acrescenta a Gare do Oriente como ponto de (re)união.
O MURO Festival de Arte Urbana LX_21 é uma iniciativa da Galeria de Arte Urbana da Câmara Municipal de Lisboa, desenvolvida, este ano, em coprodução com a Junta de Freguesia do Parque das Nações e com a Gebalis.
Creación, 01 jun de 2021
Por Gustavo Pérez Diez
La Fundación Daniel y Nina Carasso, en colaboración con la asociación hablarenarte, concede 20 ayudas directas para artistas con la iniciativa Caja de Resistencias. Y la Vegap hace públicas sus 100 ...
Creación, 11 may de 2021
Nuevas convocatorias y un Art for Change "la Caixa" con su mayor dotación (500.000 Euros)
Por Gustavo Pérez Diez
El programa Art for Change 2021 de la Fundación ”la Caixa” es una iniciativa en la que el arte y la cultura se utilizan como herramientas para la mejora social.
Premio. 01 may de 2021 - 19 may de 2021 / Lisboa, Portugal
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España