Descripción de la Exposición
Na próxima sexta-feira, dia 25 de março, pelas 17h30, será inaugurada na Galeria Estação – Encontros da Imagem a exposição fotográfica “Comunidades Ciganas” de José Firmino Ribeiro, que poderá ser visitada de terça-feira a sábado, entre as 14h00 e as 20h00, até ao próximo dia 30 de abril. O espaço da galeria localiza-se no Antigo Edifício da Estação da CP em Braga, com vistas e abertura / saída para a gare.
Os Encontros da Imagem – Associação Cultural, em resultado de um protocolo de apoio e colaboração estabelecido com o Município de Braga, iniciam um novo ciclo na vida da associação. Com o objetivo de contribuir para o conhecimento e divulgação de projetos fotográficos, esta nova fase articula-se com a dinamização contínua de um novo espaço expositivo: a Galeria da Estação – Encontros da Imagem. Aí, pretende-se realizar, ao longo do ano e com periodicidade bimensal, exposições de artes visuais, com particular foco na fotografia. A Galeria da Estação será um espaço que privilegia a fotografia portuguesa, permitindo sobretudo divulgar e promover novos autores.
Para estrear esta nova vertente da associação, homenagear-se-á o trabalho do artista fotógrafo amador bracarense, José Firmino Ribeiro, que nos finais da década de 60, com um par de amigos também eles fotógrafos amadores, criaram a AFCA – Associação de Fotografia e Cinema Amador de Braga, associação essa que esteve na génese dos Encontros da Imagem – Festival Internacional de Fotografias e Artes Visuais, fundados em 1987 e que este ano realizam a 32ª edição do Festival.
O conjunto de imagens que materializam a exposição “Comunidades Ciganas” resultou de uma seleção de entre centenas de fotografias que abordam, com sensibilidade e mestria, diversas comunidades de etnia cigana, que constituem ainda hoje uma das minorias étnicas em fase de plena integração na nossa sociedade e enquanto registo, são um documento histórico de rara beleza.
Como se pode ler na folha de sala, da autoria de Luís Fontes:
“As fotografias de José Firmino Ribeiro suscitaram-me uma memória emocional que nunca antes quaisquer imagens fotográficas me tinham provocado, remetendo-me inconscientemente para os filmes A Vida é Bela, de Roberto Benigni e Gato Preto, Gato Branco, de Emir Kusturica.”
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España