Descripción de la Exposición
A comunidade da Rocinha e seus visitantes ganharam um trabalho de artes visuais “Colorindo vidas”, com 14 painéis criados pelo artista visual Wark, a partir dos murais do artista feitos em grandes escalas no Boulevar Olimpico da zona portuária carioca, na Alemanha, França e Canadá.
Por meio da arte mural, a ação valoriza a educação, cultura e direitos humanos, ao biografar os moradores e suas histórias. Os trabalhos estão expostos na rota pública, promovendo o turismo local na comunidade da Rocinha e incentivo a novos artistas.
A exposição fica em um local de livre acesso e visibilidade: o início é no beco da jaqueira da Rua 1, Atalho, passando pela Estrada da Gávea e terminando na E.M Luiz Paulo Horta e CIEP Doutor Bento Rubião.
O projeto, com patrocínio do Edital Ações Locais de 2023 ,da Lei Paulo Gustavo, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, é uma proposição de Marcos Neves, mais conhecido como Wark Rocinha, que através do Instituto Wark, promove o ensino e propagação da arte do grafiti na Rocinha para crianças e jovens.
Sobre o artista
Marcos Neves, o WARK Rocinha é carioca, morador da Rocinha. Com uma carreira profissional consolidada em âmbito internacional, possui extenso portfólio de obras realizadas em múltiplos espaços públicos já integrados como uma marca à paisagem cultural do Rio de Janeiro, e também em diversas cidades do país e do mundo. Na França é representado pelo Museu Mausa Vaubam e também mantém um ateliê na Alemanha.
Formado na tradicional Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Wark tem alicerçado sua poética visual, com representações de valores humanos universais, na forma de alegorias humanas representando: cuidado, proteção resistência e união – suas obras são marcadas pelo traço característico do seu personagem/arte que são sua assinatura visual. Dá vida aos temas usando desde o graffiti e demais técnicas de artes visuais, de acordo com a escala dos trabalhos, seja em uma tela ou em um mural público. Com notório saber e domínio de múltiplas técnicas visuais difundidas no street art Originário do movimento de graffiti, Wark funde influências do expressionismo, minimalismo e pop art.
Sua arte aborda livremente questões sociais, reinventando o papel do anjo como portador de mensagens poderosas. Seu alter ego artístico, “Warkanjo,” personifica essa transformação, tornando-se um mensageiro e guardião da segurança, empatia e acolhimento, resistência e luta marca seu local na história da arte contemporânea criando o significado de acolhimento para os seus.
Sentindo o peso constante da sociedade que o rodeia, Marcos (Wark Rocinha) povoou as ruas, galerias e coleções evocando a proteção seus anjos e WARKANJOS – com atributos de auréolas e asas, representado cuidado; famílias de mãe solo com seus filhos em inúmeras situações, e ainda, a união com suas séries ‘Cabeçada’ com acúmulo de muitos rostos, é percorrendo todos os diferentes lugares que Wark ultrapassa os limites conceituais do que significa proteção e acolhimento, através das suas vivências entende que o acolhimento vem da escuta e da comunicação. Sua obra desafia o local dos simbolismos , gerando debate sobre os limites da apropriação de ícones tão difundidos no imaginário social, Promovendo a reflexão de que é no poder de trazer esses símbolos para o cotidiano, que as pessoas percebem neles o seu real significado social, gerando identificação, representatividade e acolhimento.
Exposición. 13 dic de 2024 - 04 may de 2025 / CAAC - Centro Andaluz de Arte Contemporáneo / Sevilla, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España