Descripción de la Exposición
José Ranauro Sobrinho (1908-1983), filho de imigrantes italianos e funcionário público, herdou de sua mãe a prática de um colecionismo curioso de imagens da cidade em que vivia e de seus habitantes. Analisando-se o conjunto, percebe-se que Ranauro dedicava-se a ele como um historiador diletante. Os documentos adquiridos eram identificados com seu nome no centro da imagem e, posteriormente, recebiam um carimbo com suas iniciais. Ao contrário de uma coleção de fotografias tradicional, que preserva a integridade da imagem, aqui elas se tornavam objetos pessoais afetivos de seu proprietário, sem um objetivo claro de divulgação.
Os componentes das imagens – quer vistas da cidade, personalidades políticas, operários e cidadãos comuns – recebem números e setas indicativas, e são identificados nas legendas de cartolina amarela ou rosa coladas às fotografias. Essas legendas ocupam sem dúvida lugar de destaque na coleção: além de identificarem a imagem, vêm acompanhadas de comentários pessoais que denunciam o apreço do colecionador pela cidade em que nasceu.
A parceria que se inaugura entre as duas instituições fundamenta-se na necessidade de divulgação do consistente acervo iconográfico do Museu Histórico e Geográfico aliado à disponibilidade de espaços expositivos adequados do IMS.
Premio. 25 mar de 2025 - 08 may de 2025 / Madrid, España
Exposición. 11 abr de 2025 - 28 sep de 2025 / Museo Guggenheim Bilbao / Bilbao, Vizcaya, España
Formación. 08 may de 2025 - 17 may de 2025 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España