Descripción de la Exposición
Em 2005, no momento em que todos os mais importantes museus do mundo dedicavam atenção especial aos seus departamentos de fotografia, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro dava um passo importante e incorporava ao seu acervo, em regime de comodato, a Coleção Joaquim Paiva. Para comemorar a chegada dessas quase duas mil fotografias, o museu realizou, no ano seguinte, um primeiro recorte desse conjunto, apresentando ao público a mostra “Demasiado humano, Coleção Joaquim Paiva”. De lá para cá, foram montadas outras 12 exposições exclusivamente dedicadas a essa parte do acervo ou com participação de algumas de suas obras. Ao todo, as 13 mostras foram vistas por 116 mil pessoas.
Depois de 10 anos da realização da primeira exposição dedicada à Coleção Joaquim Paiva, o MAM-Rio lança agora novo olhar sobre esse conjunto apresentando desta vez uma ampla seleção de seus grandes destaques. Entre os mais de 100 nomes reunidos estão Ansel Adams, Claudia Andujar, Diane Arbus, Evandro Teixeira, Grete Stern, Geraldo de Barros, José Medeiros, Marcel Gautherot, Martín Chambi, Pierre Verger e Rosângela Rennó. Vistos em conjunto, esses fotógrafos e artistas de diferentes gerações e nacionalidades revelam um amplo panorama da história da fotografia, desde suas vertentes mais documentais até a presente era da imagem digital e a afirmação da fotografia como meio de expressão artística.
Caminhar pela exposição é perceber outras nuances da coleção, reafirmando por um lado sua importância e a necessidade de mantê-la em exposição constante, ao mesmo tempo em que atualiza o compromisso do MAM-Rio não só em preservar, mas também em manter ao alcance do público o seu acervo. Em conjunto, essas obras repensam, reinventam e expandem os limites da fotografia como técnica e também como poética. E também nos fazem lembrar do que é, ou pelo menos deveria ser, o ato de colecionar.
Fernando Cocchiarale e Fernanda Lopes
Curadoria
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España