Descripción de la Exposición
No próximo dia 28 de maio, entre as 16 e as 20h, inaugura na Galeria Sá da Costa a exposição individual de pintura Ceci n´est pas moi de Frederico Pratas.
A mostra reúne 17 telas de formatos variáveis realizadas ao longo dos últimos oito anos. De acordo com André Almeida e Sousa, curador da exposição “na pintura de Frederico Pratas, são múltiplas as proveniências das imagens invocadas: literárias, cinéfilas, do mundo da B.D. à ilustração, da história da pintura e do desenho às fugazes paródias do Instagram, entre outras voragens da imagem de ecrã. De todo este arsenal, o artista parece retirar várias dúvidas de carácter ontológico, dúvidas constantes, sobrepostas: Como chegar “aqui”? Qual a sequência dos procedimentos da matéria que compõe a imagem e que lhe dá corpo? Como é o fundo e como é a figura? O que é pintura?”
Frederico Pratas
Nasceu em Angola em 1967, trabalha e vive em Lisboa.
Iniciou-se na pintura em 2009 através de um aprendizagem informal. Artista residente na MART entre 2014 e 2021 e desde 2021 até à actualidade na “A BASE”.
Tem participado em diversas exposições coletivas desde 2013, que se realçam diversas exposições na “Galeria Sá da Costa”, “Museu Nacional de Arte Contemporânea”, “Istituto Centrale per la Grafica” em Roma, “Museu Nacional de História Natural e Ciência”, “Casa-Museu Medeiros e Almeida”, “Museu Nogueira da Silva”.
Participação no projeto expositivo “Orto di Incendio”, decorrente da tradução para italiano da obra “Horto de Incêndio do poeta Al Berto.
Está representado na coleção particular da Fundação Calouste Gulbenkian.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España