Descripción de la Exposición
Com curadoria de Manuel Costa Cabral e Nuno Faria, a Fundação Carmona e Costa apresenta na SNBA a exposição Clareira – Escultura 1984-2018, que marca o aguardado regresso do trabalho de Manuel Rosa à visibilidade à visibilidade à visibilidade à visibilidade à visibilidade à visibilidade à visibilidade pública.
A exposição, de cariz antológico, cobre todo o percurso do artista, integrando, ainda novas peças produzidas especificamente para a ocasião.
Clareira constitui-se assim, como o mais extenso panorama do trabalho de um dos mais singulares e originais escultores surgidos na década de 80 em Portugal.
O vocabulário de Manuel Rosa é amplo em termos formais, temáticos e materiais. É um trabalho que faz referência à escultura primitiva e pré-clássica, passando ainda pela Arte Povera.
O artista representa ainda, por um lado, arquétipos poderosos, como a casa, o barco, o corpo humano, e, por outro, objetos sem aura, de uso corrente ou índole industrial, as cabaças, bolas, baterias de automóvel. Opera com uma desconcertante liberdade processual, uma ininterrupta circulação entre energia e forma, figura e sombra, cheio e vazio, totalidade e fragmento, pequena e grande escala, o efémero e o perene.
Manuel Rosa representa-se na exposição com uma construção de fortes sentimentos pela intemporalidade e por uma intensa ligação à terra e aos materiais, correlacionados com a escultura inglesa do mesmo período.
Actualidad, 22 jun de 2018
#loquehayquever en Portugal: coproducciones y artistas internacionales lideran la selección
Por Paula Alonso Poza
El Serralves acoge el primer proyecto de la estadounidense Martine Syms en Portugal, mientras que el MNAC de Chiado inaugura una retrospectiva del ruso Nikolai Nekh. Además, la galería Jeanne Bucher complementa la monográfica de Michael Biberstein en Culturgest con un proyecto del creador suizo.
Exposición. 17 dic de 2024 - 16 mar de 2025 / Museo Picasso Málaga / Málaga, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España